Geral

São Sebastião realiza ação com objetivo de recolher embalagens de defensivos agrícolas

A Secretaria de Agricultura afirma que a cidade é a primeira a realizar a ação, e que a iniciativa garante a preservação ambiental

Por 7Segundos com Assessoria 23/09/2021 08h08 - Atualizado em 23/09/2021 08h08
São Sebastião realiza ação com objetivo de recolher embalagens de defensivos agrícolas
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos, em São Sebastião - Foto: Assessoria

Nesta quarta-feira (22) a Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) realizaram um importante evento que teve como objetivo recolher embalagens de agrotóxicos usadas.

Na ocasião, dezenas de agricultores do município tiveram a oportunidade de realizar o descarte correto das embalagens vazias dos defensivos agrícolas, evitando assim o deslocamento até o município de Teotônio Vilela, local mais próximo para ter acesso a uma das 104 centrais de recebimento de embalagens de produtos tóxicos existentes no país.

O recebimento do material aconteceu em frente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, responsável pela coordenação do evento.

De acordo com a secretária Ana Pacheco, São Sebastião é o primeiro município de Alagoas a realizar, neste ano, um evento para o recolhimento de embalagens. “Essa é uma iniciativa que beneficia os agricultores como também garante a preservação do meio ambiente”, frisou a secretária.

O descarte correto das embalagens é de extrema importância para o cumprimento da lei dos agrotóxicos em vigor, que foi sancionada em 1989 e já previa a engenharia reversa das embalagens vazias desses produtos.

Durante a ação, todo o material recebido tinha que estar lavado e perfurado, evitando assim a contaminação. Licínio Loureiro, representante do Inpev, destacou a importância da parceria com o município. “Agradeço a parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, que nos deu todo o apoio necessário para o recolhimento deste material, que será incinerado ou reciclado”, finalizou.