Educação

8ª Gere realiza busca ativa por alunos que ainda não retornaram às aulas presenciais

O objetivo é reduzir a evasão escolar, saber o motivo deles ainda não terem retornado para a sala de aula mesmo após o início das aulas presenciais

Por 7Segundos com Correio Notícia 27/09/2021 17h05
8ª Gere realiza busca ativa por alunos que ainda não retornaram às aulas presenciais
Profissionais da educação em busca ativa por alunos que ainda não compareceram à sala de aula - Foto: Reprodução

Profissionais da educação pública estadual estão preocupados com a ausência de alunos que ainda não compareceram às escolas nos municípios que integram a 8ª Gerência Regional de Educação (Gere) mesmo após o retorno das aulas presenciais.

Para localizar esses alunos que ainda não compareceram à sala de aula, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início a um trabalho de busca ativa, indo até à casa dos alunos para avisá-los e convencê-los a retornarem à escola. O trabalho é coordenado na região pelo gerente da 8ª Gere, pelo professor Edivaldo Barros.

O objetivo é reduzir a evasão escolar, saber o motivo deles ainda não terem retornado para a sala de aula mesmo após o início das aulas presenciais, e alertar aos pais e responsáveis sobre a importância do retorno seguro às escolas, ou seja, seguindo as normas sanitárias para prevenção da Covid-19.

Antes das visitas domiciliares, que foram intensificadas ao longo da semana passada e voltarão a ser nesta também, chamada de Semana de Busca Ativa Escolar, foi feito um mapeamento para saber exatamente quem ainda não apareceu nas escolas. Segundo o professor Edivaldo Barros, todos os núcleos e escolas da Gere estão envolvidos e foram mobilizados para o resgate dos estudantes faltosos.

“Também vamos fazer produção e divulgação de material audiovisual para sensibilização dos estudantes e suas famílias para o retorno e permanência na escola”, comentou Edivaldo.

A 8ª Gere abrange as cidades de Jaramataia, Batalha, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera e Belo Monte. Ao todo, são 13 escolas estaduais nessas oito cidades ligadas à Gere.