Saúde

Saúde na Hora vai ser suspenso em Arapiraca e UBS retomam atendimento em horário comercial

Programa federal estendia funcionamento das unidades das 7h às 20h

Por 7Segundos 29/09/2021 11h11 - Atualizado em 29/09/2021 12h12
Saúde na Hora vai ser suspenso em Arapiraca e UBS retomam atendimento em horário comercial
UBS Planalto terá horário de atendimento afetado pela suspensão de programa federal - Foto: 7Segundos/Arquivo

Prestes a completar dois anos, o programa federal Saúde na Hora, que ampliava horário de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca, será suspenso no município.

De acordo com a prefeitura, a paralisação é temporária e motivada por divergências operacionais, como descreve por meio de nota reproduzida ao final da matéria.

O Saúde na Hora foi implantado em novembro de 2019 em Arapiraca e atualmente estava em funcionamento no 4º Centro de Saúde e nas unidades de saúde dos bairros Primavera, Bom Sucesso e Planalto. Com o programa, essas unidades estavam funcionando em horário ampliado, das 7h às 20h, sem intervalo.

O objetivo do programa era garantir atendimento à população que trabalha durante o horário comercial e também reduzir tempo de espera para consultas, uma vez que o serviço também estava ampliado.

“Essas unidades têm funcionado com grande movimento nesses horários ampliados. A população não vai ser avisada do fim do programa?”, questiona um agente de saúde que procurou a reportagem do 7Segundos.

Segundo ele, o atendimento ao trabalhador deverá ser direcionado ao Complexo Multiprofissional, que fica distante das unidades que funcionam em horário ampliado.

Nota da prefeitura de Arapiraca:

Devido a divergências operacionais, que oneravam extraordinariamente o município, o programa Saúde na Hora, sugerido pelo Ministério da Saúde, está temporariamente suspenso até que seja revisto pelo ente federativo em seus critérios.

A secretaria de Saúde reitera seu compromisso em oferecer o melhor atendimento a população, o que se manterá também com essa decisão.

Os atendimentos seguirão no horário de funcionamento das unidades básicas de saúde.