Política

Prefeito e vice eleitos em Campo Grande são indiciados por compra de voto pela Polícia Civil

Delegado Guilherme Iusten divulgou que inquérito foi concluído e encaminhado para o Ministério Público

Por 7Segundos 01/10/2021 11h11 - Atualizado em 01/10/2021 12h12
Prefeito e vice eleitos em Campo Grande são indiciados por compra de voto pela Polícia Civil
Teo Higino e Pimenta foram indiciados por compra de voto e outros crimes - Foto: divulgação

O prefeito eleito de Campo Grande, Teo Higino (Republicanos) e o vice dele, Pimenta - eleitos no dia 12 de setembro - foram indiciados pela Polícia Civil pelos crimes de compra de voto, extorsão, associação criminosa e por induzimento ao falso testemunho.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, o delegado regional de Arapiraca, Guilherme Iusten concluiu o inquérito policial referente ao boletim de ocorrência registrado por um homem que recebeu dinheiro de integrantes de uma das chapas e que, após ser visto na casa do candidato adversário, foi obrigado a entregar a motocicleta, como uma compensação pelo dinheiro pago na compra de votos.

O caso foi noticiado pelo 7Segundos, que chegou a entrevistar o denunciante na Central de Polícia de Arapiraca, no dia 16 de agosto.
Ele afirmou que teria recebido do grupo a quantia de R$ 5 mil e que posteriormente, devido a fotografias em que ele aparecia ao lado do candidato adversário, Cícero Pinheiro, foi procurado por homens que diziam ser seguranças de Pimenta e foi obrigado a entregar sua motocicleta usada, numa forma de "compensação", pelo dinheiro recebido, uma vez que o acordo de compra de voto estaria desfeito.

Na época, um advogado do Republicanos entrou em contato com o 7Segundos afirmando que os fatos não passavam de uma tentativa de prejudicar o grupo político nas eleições. Eles chegaram a encaminhar um vídeo em que uma mulher - que seria esposa do denunciante - desmentia a denúncia feita à Polícia Civil, dizendo que o marido estava desaparecido e que a motocicleta dele estava em casa.

A conclusão do inquérito policial, no entanto, foi de que existiu a compra de votos e que os envolvidos ainda teriam cometido crime de extorsão e induzimento ao falso testemunho, que é quando alguém é induzido ou incitado a mentir ou deixar de falar a verdade em inquérito ou ação judicial.

Téo Higino venceu as eleições complementares para a prefeitura de Campo Grande no último dia 12 de setembro, com uma diferença de apenas nove votos contra o segundo colocado, Cícero Pinheiro.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria jurídica que prestou serviço durante a campanha. O assessor informou que como as investigações correm em segredo de justiça, o indiciamento dos envolvidos não deveria ter sido divulgado à imprensa. Ele informou ainda que os advogados de Teo Higino e Pimenta deverão procurar a reportagem.