Brasil

Cadela brasileira é destaque entre cães 'geniais' de estudo sobre memória

A border collie Gaia, de 2 anos, conseguiu memorizar os nomes de 37 objetos em apenas três meses

Por UOL 07/10/2021 10h10 - Atualizado em 07/10/2021 10h10
Cadela brasileira é destaque entre cães 'geniais' de estudo sobre memória
Gaia é um dos cães considerados "geniais" por pesquisadores da Hungria - Foto: Reprodução/Instagram

Uma cadela brasileira está em um grupo seleto de cães considerados "geniais" por serem capazes de aprender os nomes de até 100 novos brinquedos, conforme revela um estudo feito por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria, publicado recentemente na revista britânica "Royal Society Open Science".

A border collie Gaia, de 2 anos, conseguiu memorizar os nomes de 37 objetos em apenas três meses. Ela, que vive em São Paulo, compõe um grupo de cães "superdotados" entre o mundo todo, ao lado de Max (Hungria), Nalani (Holanda), Squall (EUA), Whiskey (Noruega) e Rico (Espanha).

"Esses cães talentosos podem aprender novos nomes de brinquedos em uma velocidade notável", disse Claudia Fugazza, chefe da equipe de pesquisa, ao site 'Sky News'. Segundo ela, os pets puderam memorizar o nome de um brinquedo depois de ouvi-lo por apenas quatro vezes.

Durante os testes, os animais aprenderam até 12 novos nomes a cada semana, sendo capaz de lembrá-los por dois meses, em média. Esta capacidade de aprendizagem é comparável à de bebês humanos no início de sua formação de vocabulário por volta dos 18 meses de idade, de acordo com a pesquisa.

Para elaboração do estudo, realizado no ano passado, foram instaladas câmeras nas casas dos donos animais para que os pesquisadores pudessem monitorar o comportamento dos cachorros. 

Além de border collies, a pesquisa identificou outras raças, como pastores alemães, pastores australianos e cães de raça mista, também com boa capacidade de memorização de nomes de brinquedos. Com a conclusão desta análise, a equipe de pesquisa pretende recrutar mais cães excepcionais para novos experimentos.