Saúde

[Vídeo] Incentivo à prevenção toma conta do centro de Arapiraca durante evento do Outubro Rosa

Intitulado Guerreira pela Vida, o evento foi promovido pela deputada federal Tereza Nelma e pela vereadora por Maceió Teca Nelma

Por 7Segundos 21/10/2021 18h06 - Atualizado em 21/10/2021 18h06
[Vídeo] Incentivo à prevenção toma conta do centro de Arapiraca durante evento do Outubro Rosa
Ações de prevenção contra o câncer do Guerreira pela vida, da deputada federal Tereza Nelma, em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

As ações do Outubro Rosa chamam a atenção para a prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero. Na manhã desta quinta-feira (21), o evento Guerreira pela vida, promovido pela deputada federal Tereza Nelma e pela vereadora por Maceió Teca Nelma, mobilizou a Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca.

Com distribuição de panfletos com informações sobre a prevenção desses dois tipos de câncer, que mais afetam as mulheres. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), alerta que até o final deste ano devem ser contabilizados 620 novos casos de câncer de mama em Alagoas. A incidência cresce nos demais tipos de câncer também.

Por esta razão, a deputada federal Tereza Nelma tem levado as ações para as ruas, com objetivo de alertar e conscientizar cada vez mais as mulheres a fazerem os exames preventivos o quanto antes.

“Eu sou uma paciente oncológica e se não tivesse me prevenido a tempo não estaria aqui hoje para contar esta história. E sou uma guerreira na luta pela vida e quero levar essa luta para todas as mulheres, alagoanas e brasileiras como deputada federal e pelo amor ao próximo. Essa é a minha luta como mulher, mãe e política”, afirmou a deputada Tereza Nelma.

O evento também distribuiu informações sobre a Associação Estadual de Pessoas com Câncer (Apecan), que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e promove o apoio na prevenção do câncer de colo de útero e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A vereadora Teca Nelma também já detectou um tumor, porém benigno, aos 23 anos e segue os passos da mãe na luta contra o câncer.

“Eu aprendi desde cedo e em casa essa luta contra o câncer e com a minha própria mãe que é uma guerreira nesta causa de luta e prevenção, incentivando e trabalhando para que as mulheres possam se prevenir o mais cedo possível”, descreveu Teca Nelma.

HOSPITAL DO AMOR

A deputada federal Tereza Nelma destinou R$ 14 milhões de emenda para a construção do Hospital de Amor em Arapiraca, à margem da Rodovia AL-220, para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

As ações do Guerreira pela vida também serão realizadas nas instalações do hospital nesta quinta-feira, na concretização do sonho de uma guerreira que luta pela vida e incentiva às mulheres a fazerem o mesmo.

Assista ao vídeo, abaixo, sobre as ações com a deputada Tereza Nelma e a vereadora Teca Nelma em Arapiraca: