Arapiraca

Rodrigo Cunha convida população para inauguração do Hospital de Amor de Arapiraca nesta quinta-feira

O Hospital de Amor de Arapiraca será uma unidade integrante de um dos mais importantes centros de tratamento de câncer do Brasil e da América Latina

Por 7Segundos com Assessoria 13/12/2021 15h03 - Atualizado em 13/12/2021 15h03
Rodrigo Cunha convida população para inauguração do Hospital de Amor de Arapiraca nesta quinta-feira
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Reprodução/Assessoria

Uma unidade avançada para diagnóstico e prevenção do câncer, levando o mais moderno em tecnologia médica e de saúde para o Agreste de Alagoas. Arapiraca ganha nesta quinta-feira (16) a partir das 10 horas o Hospital de Amor, beneficiando a população da segunda maior cidade do estado e de mais 46 municípios do entorno. De acordo com o senador Rodrigo Cunha (PSDB), “a concretização deste Hospital é um sonho que vai se tornar realidade beneficiando milhares de pessoas com atendimento de qualidade, humanizado, mais perto de casa e aumentando, em muito, as chances de cura” no campo das doenças oncológicas

“Estamos provando com o Hospital de Amor que é possível somar esforços, fazer mais e beneficiar nossa gente com alta tecnologia médica e com tratamento de ponta. O Hospital de Amor trará para Alagoas a mesma técnica e a mesma excelência do famoso e antigamente chamado Hospital de Câncer de Barretos, de São Paulo. E para além deste Hospital, os arapiraquenses e alagoanos das cidades da região serão contemplados com a Carreta do Hospital de Amor, unidade móvel que vai percorrer o interior alagoano com foco na prevenção e diagnóstico do câncer em mulheres. Seguiremos em Brasília buscando recursos para conquistas como esta em nosso estado. Por isso, convidamos todos para a grande festa de inauguração que faremos nesta quinta dia 16 de dezembro”, destacou Rodrigo Cunha.

A construção e a inauguração do Hospital somente foram possíveis porque o senador Rodrigo Cunha (PSDB), e também a deputada federal Tereza Nelma (PSDB), garantiram cada um R$ 14 milhões de emendas parlamentares para a execução da obra. O Hospital de Amor de Arapiraca será uma unidade integrante de um dos mais importantes centros de tratamento de câncer do Brasil e da América Latina: o Hospital de Amor de Barretos. E mais: o atendimento à população será 100% gratuito e pelo SUS, e sem comprometer recursos municipais ou estaduais para o custeio de seu funcionamento.

O Hospital de Amor está situado em uma área de 15 mil/m², localizada às margens da AL 220, próxima ao Centro Administrativo Municipal e da região considerada pólo de saúde de Arapiraca. A unidade atuará na prevenção e tratamento de patologias como o câncer de mama e de colo de útero e tem previsão para realizar 6 mil procedimentos por mês. Na unidade física do Hospital serão realizados exames de Mamografia, Papanicolau e Ultrassom, além de consultas médicas, biópsias e cirurgias de médio porte para procedimentos em prevenção ao câncer. Já a unidade móvel vai ofertar exames de Mamografia e Papanicolau. A capacidade de atendimento da unidade móvel será de 120 pessoas por dia e do Hospital será por volta de 350 pessoas diariamente.

A solenidade de inauguração do Hospital deverá ser prestigiada pela classe política, lideranças sociais, médicas, comunitárias e também da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos da área e representantes dos municípios do entorno. Os atendimentos na unidade física já começam na segunda quinzena de janeiro de 2022, após treinamento das equipes que será formada por 50 colaboradores que atuarão nos trabalhos. Também na segunda quinzena de janeiro a Carreta da Saúde começará seu atendimento móvel. “Certamente, será um novo tempo na saúde do Agreste alagoano e um novo tempo que queremos levar para toda nossa gente de Alagoas”, finalizou Rodrigo Cunha.