Sertão

[Vídeo] População apela por providências contra mortandade de peixes em lagoa poluída de Tapera

Milhares de peixes morreram em consequência da poluição da Lagoa Caiçara, onde são despejados os esgotos das casas

Por 7Segundos 15/12/2021 15h03 - Atualizado em 15/12/2021 15h03
[Vídeo] População apela por providências contra mortandade de peixes em lagoa poluída de Tapera
Poluição em lagoa localizada no Centro de Tapera provoca doenças nos moradores das proximidades - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Na manhã desta quarta-feira (15) um grupo de moradores de São José da Tapera, localizada no sertão de Alagoas, foi à Câmara de Vereadores fazer um apelo aos parlamentares por providências contra a mortandade de peixes a Lagoa Caiçara. 

Além da questão ambiental, a população alerta para o problema de saúde pública provocado pela lagoa poluída, que exala um mal cheiro tão forte que tem deixado pessoas doentes. Os moradores aproveitaram o momento em que os vereadores faziam uma audiência pública para discutir sobre os animais abandonados em vias públicas, para pedir empenho dos parlamentares na solução do problema. 

Esta foi a segunda mobilização dos moradores contra a poluição da Lagoa Caiçara. No domingo (12), eles organizaram uma passeata em protesto contra o Natal Luz de São José da Tapera. Os moradores ficaram revoltados com a atitude da prefeitura de enfeitar a avenida ao lado da lagoa, apesar da poluição de suas águas e do forte odor exalado, causado pela mortandade de peixes e também pela grande quantidade de dejetos despejados na lagoa diariamente.

O Portal7Segundos foi até a cidade de São José da Tapera mostrar toda a situação da Lagoa Caiçara e conversar com os moradores, além de algum representante da prefeitura. Nossa equipe também entrou em contato com o Ima (Instituto do Meio Ambiente) para saber se órgão ambiental já tomou conhecimento sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem não recebeu nenhuma resposta por parte do Instituto.

Assista ao vídeo: