Brasil

Com câncer, menina de 12 anos realiza desejo de ver filme do Homem-Aranha

Sophia Vitória tem câncer, está com cuidados paliativos e realizou, nesta quinta-feira, o desejo de assistir à estreia do filme

Por Extra 17/12/2021 10h10 - Atualizado em 17/12/2021 11h11
Com câncer, menina de 12 anos realiza desejo de ver filme do Homem-Aranha
Sophia Vitória assiste ao filme ao lado do pai Luiz - Foto: Cedida pela família

Aos 12 anos, a adolescente Sophia Vitória é uma heroína do mundo real. Em nada fica a dever para a Mulher Maravilha, Capitã Marvel ou até mesmo para o Homem-Aranha, seu personagem favorito. A menina não usa roupas especiais e nem escala paredes. Tampouco solta teias pelo pulso. Mas isso pouco importa. Os super-poderes de Sophia são outros. Envolvem fé, esperança e compaixão — ela só aceitou contar sua história se servisse como alerta sobre a sua doença. Sophia tem câncer, está com cuidados paliativos e realizou, nesta quinta-feira, o desejo de assistir à estreia do filme "Homem-Aranha: Sem volta para casa" em um shopping da Zona Sul do Rio. Para isso, fez questão de escolher a melhor roupa do armário e usar o penteado mais legal.

— Ela ficou cinco meses no hospital, preocupada porque não conseguiria assistir ao filme. Com a internação, não sabíamos se poderíamos ir. Não conseguimos o ingresso para uma sala com a estrutura que ela precisa. Foi a equipe médica do hospital que iniciou uma mobilização para que ela estivesse aqui, a tempo de realizar esse desejo — conta a mãe, a microempresária Kellen do Rosário de Oliveira, de 36 anos.

Sentada na primeira fila, a menina não tirava a atenção da tela. Concentrada, assumiu a responsabilidade de contar para o pai, Luiz Fernando, as cenas perdidas por ele a cada vez que precisava sair da sala. O silêncio era interrompido apenas nos momentos de maior emoção no filme, onde Sophia e os convidados vibraram.

Ela também não escondeu a predileção por alguns dos personagens. "Esse era o que eu mais gostava", disse, em tom baixinho, para o pai, (atenção, leitor, tem spoiler na sequência) quando o ator Andrew Garfield apareceu na tela. Hoje, Sophia trocou de ídolo e é fã do ator Tom Holland, que deu vida ao personagem nos últimos filmes.

— Toda a família é apaixonada pelo universo dos super-heróis — conta Kellen, que tem outras três filhas, Nicolly, de 18 anos, Fernanda, de 16, e Valentina, de 4, e mora no bairro de Imbariê, em Caxias, na Baixada.

'Heróis andam juntos', diz dublador em mensagem

O dublador brasileiro do personagem interpretado por Holland, Wirley Contaifer, quando soube da admiração da menina, gravou uma mensagem para ela. No texto, ele diz que é amigo "de quem é heroína também e que enfrenta todos os dias com a força que tem".

A corrente de mobilização que levou a história de Sophia até uma rede de cinemas e ao dublador teve início na manhã desta quarta-feira com a equipe médica que cuida da menina. A mensagem pedia ajuda para a realização do sonho da paciente e viralizou na internet e em grupos de mensagens no celular. Em poucas horas, o texto chegou até a empresa, que organizou a sessão exclusiva para Sophia.

Primeira doença foi diagnosticada em julho deste ano


A família descobriu em julho deste ano um quadro grave de aplasia medular. Sophia ficou internada e iniciou os tratamentos no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, na Ilha do Fundão, Zona Norte. O único tratamento viável seria o transplante de medula óssea. Kellen lembra os sintomas iniciais que ligaram o sinal de alerta: dor de cabeça, fraqueza, taquicardia e fluxo menstrual intenso.

Após alguns exames clínicos, foi constatado que uma das irmãs era altamante compatível para o transplante de medula. A cirurgia estava marcada. No entanto, foi identificado um tumor intramandibular, junto à carótida, artéria que leva sangue e oxigênio ao cérebro.

— A cirurgia acabou precisando ser adiada. A partir deste momento, ela começou a ficar mais debilitada. As transfusões começaram a ser mais recorrentes, os antibióticos aumentaram muito. Foram muitos procedimentos cirúrgicos — lembra a mãe.

Mas toda a luta de Sophia não terminaria ali. Em novembro, ela foi diagnosticada com mucormicose, infecção fúngica oportunista altamente invasiva conhecida também como "fungo negro". Desde então, chegou a ficar internada no CTI e ser intubada. Os médicos não puderam conter o avanço da doença e decidiram, junto com a família, que a menina fosse levada para casa sob cuidados paliativos, com mais qualidade de vida.

— A medicina disse que já fez tudo que podia, não há mais recursos. O quadro dela, segundo os médicos, é de fim de vida. Somos envagélicos. Creio que todos nós temos um tempo de vida aqui, Deus tem o melhor para a vida dela. Agora, o sim ou o não, quem decide é Deus. Ele é o dono da vida dela e pode dar a cura mesmo que a medicina tenha esgotado todos os recursos. Cremos que o milagre possa acontecer — destaca a mãe.

Sophia é uma menina esperta, especial, inteligente e cativante. No momento, ela precisa do apoio de um cilindro de oxigênio porque a saturação dela tem se mantido muito baixa.

— Tenho muita fé e agradeço toda a corrente de oração que tem sido feita pela minha vida, de pessoas que eu não conheço e que vem orando pela minha vida. Confio em Deus, estou consciente de tudo que pode acontecer daqui para frente — diz a menina.

No fim do filme, Kellen agradeceu pela presença dos amigos.

— Nossa família costuma assistir ao filme e entrar no carro, na volta para casa, e comentar sobre as mensagens transmitidas. Esse filme não poderia ser melhor. Ele fala sobre superação, sobre pensar no próximo e não esquecer nunca de quem amamos. A Sophia não vai morrer em vão, ela está aqui. E vai estar sempre aqui. Não vamos esquecer ela jamais — disse, emocionada, a mãe da menina.

Filme traz de volta vilões já conhecidos


"Homem-Aranha: Sem volta para casa" é o terceiro filme estrelado por Tom Holland e dirigido mais uma vez por Jon Watts. A produção reúne o herói do título com o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)e envolve outras versões do universo Marvel. Alem disso, o filme conta com a volta de Alfred Molina, que interpretou o vilão doutor Octopus em "Homem-Aranha 2" (2004) e de Jamie Foxx, que deu vida a Electro em "O espetacular Homem-Aranha 2: A ameaça de Electro" (2014), e de outros vilões, como o Duende Verde, o Lagarto e o Homem-Areia.