Saúde

Pacientes com sintomas de gripe lotam Unidade de Pronto Atendimento recém inaugurada em Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca também alertou sobre o aumento dos casos registrados no Pronto Atendimento Municipal

Por 7Segundos 04/01/2022 18h06
Pacientes com sintomas de gripe lotam Unidade de Pronto Atendimento recém inaugurada em Arapiraca
Pacientes com sintomas gripais lotam UPA de Arapiraca - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O número de casos de Síndromes Gripais segue aumentando diariamente em Arapiraca. Moradores da região estão lotando a Unidade de Pronto Atendimento Noel Macêdo, localizada no bairro Itapoã, que foi inaugurada no dia 16 de dezembro de 2021.

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, o Portal 7Segundos foi informado de que entre o período de 24 de dezembro a 3 de janeiro, mais de 1.100 atendimentos foram realizados no local.

Informações extra-oficiais dão conta de que esse número tem aumentado exponencialmente e que só nas últimas 24 horas, foram quase 500 novos atendimentos, todos relacionados a pessoas com sintomas de gripe, como tosse, febre ou calafrios, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular, dor muscular, fadiga, diarreia e vômito.

A Prefeitura de Arapiraca também alertou sobre o aumento dos casos registrados no Pronto Atendimento Municipal, que funciona no Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, no bairro Baixa Grande. O local registrou um aumento de 133% nos casos de Síndrome Gripal nos últimos 15 dias.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda e terça-feira foram quase 300 atendimentos no local, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.

De acordo com o coordenador de Informação e Análise da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Evandro Melo, ainda não se tem como confirmar se as síndromes gripais registradas em Arapiraca são infecções pela nova variante da Influenza, a H3N2, pois as amostras que foram coletadas na Capital do Agreste seguem em análise no Laboratório Central (Lacen), em Maceió.

Ainda segundo Evandro, o Grupo de Trabalho formado por técnicos da SMS estão realinhando os fluxos para melhor atender a população de Arapiraca.

Sobre a pandemia de Covid-19, não houve aumento expressivo no número de casos positivos nos últimos 30 dias, mas a Secretaria de Saúde segue em monitoramento constante.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

O coordenador médico de Arapiraca, Celso Marcos, explica que a procura pelo atendimento médico em casos de síndromes gripais é muito importante, principalmente porque os sintomas são muito parecidos com a Covid-19.

“É muito importante que quem apresentar esses sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde para que possa ser avaliado por um médico. “, explicou.

Ainda segundo ele, os protocolos de segurança sanitária precisam ser mantidos. “Os cuidados são os mesmos, tanto para Covid-19 quanto para a Influenza e outros vírus. Manter o distanciamento social, principalmente quando se apresentar sintomas; usar máscara de proteção facial, usar álcool em gel e higienizar frequentemente de mãos e superfícies são alguns dos cuidados que devem ser mantidos”, explicou ele, reforçando que crianças abaixo de seis anos, idosos e imunocomprometidos estão sob o público que deve intensificar os cuidados.

Além das Unidades Básicas de Saúde, também estão disponíveis para atendimento à população o Pronto Atendimento Municipal, no Complexo Rogério Auto Teófilo, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, no bairro Itapoã.