Saúde

Prefeito de Arapiraca dá posse aos membros do novo Conselho Municipal de Saúde

Luciano Barbosa diz que a posse dos novos conselheiros é fruto de um processo democrático

Por 7Segundos com Ascom Arapiraca 04/01/2022 19h07
Prefeito de Arapiraca dá posse aos membros do novo Conselho Municipal de Saúde
O prefeito Luciano Barbosa deu posse ao novo Conselho Municipal de Saúde nesta terça-feira (4) - Foto: Carlos Magno/Ascom Arapiraca

O prefeito Luciano Barbosa deu posse, na tarde desta terça-feira (4), aos novos membros eleitos do Conselho Municipal de Saúde em Arapiraca. A solenidade ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal. A eleição para escolha dos 20 membros titulares e seus respectivos suplentes ocorreu no último dia 18 de novembro.

O pleito foi realizado durante plenária acompanhada pela Comissão Eleitoral do conselho, com apoio da equipe técnica da Superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa e de representantes de diversos segmentos sociais ligados à política de saúde.

A nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde foi eleita para o biênio 2022-2023, conforme a Lei Municipal de nº 2.766, de 17 de outubro de 2011.

A secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, tomou posse no órgão colegiado, juntamente com a assistente social Elayne Maísa Araújo Magalhães, pela Secretaria Municipal de Educação, como representantes do poder público.

O novo Conselho Municipal de Saúde também conta com representantes dos prestadores de serviços em saúde, trabalhadores da área de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca, bem como da Sociedade Pestallozzi, Pastoral da Criança, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca e dos Conselhos Locais de Saúde.

O vereador Adriano Targino prestigiou a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Arapiraca.

Na solenidade, a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, destacou a atuação do Conselho, sobretudo no período da pandemia da Covid-19, e reafirmou a relevância do controle social para a melhoria constantes dos serviços à população.

Representando os usuários do sistema, Daniel Nunes parabenizou todos os conselheiros e aproveitou o momento para apresentar uma nota de repúdio em solidariedade ao conselheiro Marlon Rogério e família, que foram vítimas de agressão física ocorrida em uma festa de réveillon na capital alagoana.

Democracia participativa

O novo conselheiro empossado Jade Albuquerque, representando o segmento dos trabalhadores de saúde, falou da importância dos agentes de saúde na pandemia da Covid-19. “Estão todos aqui para contribuir e ajudar a melhorar cada vez mais a saúde pública em Arapiraca”, enfatizou.

O prefeito Luciano Barbosa, por sua vez, disse que a posse dos novos conselheiros é fruto de um processo democrático. O gestor também falou da grande responsabilidade dos novos conselheiros, por conta da tradição que Arapiraca tem nos serviços de saúde pública.

“O importante é definir as prioridades das prioridades com os recursos de que o município dispõe. Também é importante trazer os conselhos locais para dentro do conselho municipal. Como fizemos em outras gestões, estamos mais uma vez descentralizando os recursos para a base. A democracia participativa é fundamental, para que, juntos, possamos fortalecer a atenção básica, com a prevenção e promoção da saúde dos arapiraquenses, sobretudo das pessoas que mais precisam”, completou o prefeito Luciano Barbosa.