Violência

Ronda no Bairro deve ser implantada em Arapiraca até março, diz secretário de Prevenção à Violência

Até então, apenas bairros da capital alagoana foram beneficiados com o programa estadual

Por 7Segundos 18/01/2022 18h06 - Atualizado em 18/01/2022 18h06
Ronda no Bairro deve ser implantada em Arapiraca até março, diz secretário de Prevenção à Violência
Ronda no Bairro deve ser implantada em Arapiraca até março, diz secretário de Prevenção à Violência - Foto: Ilustração

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, concedeu entrevista exclusiva ao Programa Antena Tarde, da Rede Antena Sete, e anunciou que a cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, deve receber o Programa Ronda no Bairro no mês de março deste ano.

Segundo ele, diversos municípios alagoanos pedem a implantação do Ronda no Bairro e a interiorização do programa é uma prioridade.

"Quase que semanalmente recebemos ofícios dos municípios alagoanos para que o Ronda no Bairro seja instalado no interior. A gente tem um planejamento e os próximos territórios serão o Tabuleiro (dos Martins) e Arapiraca. Nós estamos trabalhando para conseguir implantar até o mês de março. É um compromisso do governador Renan Filho", explicou Kelmann.

A Ronda no Bairro é um programa criado pelo Governo de Alagoas vinculado à Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). Tem como pilares de serviço a segurança de proximidade, a abordagem social e comunitária, a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

O programa, que recentemente completou quatro anos de atuação em Maceió, teve implantação iniciada no Jacintinho, e hoje se estende às áreas comerciais do Centro e da orla marítima da capital, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade registrados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Recentemente, a Ronda no Bairro foi implantada no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió, e já nos primeiros 30 dias de atuação, deu resultados impressionantes.

"Nos 30 primeiros dias no Benedito Bentes, o número de assassinatos caiu 80%, de roubo à pessoa caiu 81% e de roubo à estabelecimentos caiu 50%", destacou o secretário.