Saúde

Vereadora solicita à Secretaria Municipal de Saúde distribuição de camisa com proteção UV para ACS

Indicação que solicita esse e outros materiais foi aprovada durante sessão na Câmara

Por 7Segundos 26/01/2022 17h05 - Atualizado em 26/01/2022 17h05
Vereadora solicita à Secretaria Municipal de Saúde distribuição de camisa com proteção UV para ACS
Vereadora solicita à Secretaria Municipal de Saúde distribuição de camisa com proteção UV para ACS - Foto: Assessoria

A vereadora Fany Gabriella Peixoto Braga (MDB), mais conhecida como Dra. Fany, solicitou à prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a distribuição de camisas de mangas compridas com proteção UV, coletes, e crachás de identificação para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A solicitação foi feita por meio da Indicação nº 02/2022 que foi aprovada por todos os vereadores presentes à sessão desta terça-feira (25).

A vereadora explicou que os ACSs trabalham diariamente por um longo tempo em exposição ao sol, e portanto, podem ter maior prevalência para desenvolver algum tipo de câncer de pele.

"Além do protetor solar que já é distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde, é necessário a roupa adequada para diminuir a incidência de radiação UV na pele desses profissionais que estão expostos ao sol geralmente no período entre 9h e 16h ", justificou.

Dra. Fany também ressaltou a importância dos ACSs usarem colete padronizado bem como crachá de identificação informando qual o órgão municipal que eles estão vinculados.

"Com o colete padronizado e uma identificação oficial, o usuário vai se sentir mais seguro em deixar que aquele profissional entre em sua residência. O fardamento padronizado também agrega valor ao trabalho dos ACS além de oferecer promoção à saúde do servidor municipal que realiza as visitas nos bairros e comunidades rurais do município", finalizou.

Após a aprovação no plenário da Câmara Municipal, a Indicação 02/2022 de autoria da vereadora Dra. Fany deve ser executada pelo município.