Arapiraca

[Vídeo] Quati: entre o crescimento urbano e a carência de infraestrutura sobrevive em Arapiraca

Comunidade formada por 286 famílias convive com problemas como a falta de emprego e acesso à saúde e à educação em Arapiraca

Por 7Segundos 06/02/2022 16h04
[Vídeo] Quati: entre o crescimento urbano e a carência de infraestrutura sobrevive em Arapiraca
Moradores do Sítio Quati vivem de renda social e falta infraestrutura de saúde e educação - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

Comunidade formada por 286 famílias, o outrora "sítio" Quati, localizado entre as avenidas Pedro Tertuliano e Pio XII, no bairro Massaranduba, é uma área que viu seu entorno crescer e mudar ao longo das últimas décadas. A região, que já perdeu as suas características rurais, hoje vive entre o crescimento urbano e a falta de infraestrutura. 

A maioria das famílias tem como principal fonte de renda os programas de transferência de renda do governo federal. Encontrar alguém que tenha emprego formal, com carteira assinada, é missão quase impossível. Para os jovens e adultos da comunidade, a única opção de trabalho está na informalidade, como explica Tatiane da Conceição, 28. 

“Não temos emprego e precisamos nos virar, por isso eu trabalho como vendedora e vou ajudando a minha família a se manter e viver melhor”, disse ela à equipe do Portal 7Segundos.

Morador há oito anos e presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Familiares do Sítio Quati, seu Moisés Lourenço dos Santos, de 70 anos, é casado com a vice-presidente, Maria Aparecida dos Santos, de 36 anos. Juntos, eles lutam para conseguir benefícios para a comunidade.

“Temos lutando muito para melhorar a vida de todos os moradores. Mas quase todas as famílias estão desempregadas e sobrevivem da ajuda do poder público, que precisa dar mais assistência aos moradores daqui”, frisou Moisés dos Santos.


Estrutura deficiente

Quati está localizada em uma região considerada de expansão urbana de Arapiraca, que nas últimas décadas viu suas moradias se multiplicarem e, com elas, as problemáticas comuns ao crescimento desordenado da população.

Um deles é a infraestrutura deficiente. Várias das ruas que surgiram sem planejamento são estreitas demais para a passagem do caminhão do lixo, enquanto outras, que não são pavimentadas ou que há tempos não passam por manutenção, são intransitáveis. A prefeitura, no entanto, está atenta, e nas últimas semanas iniciou trabalho de capinagem e limpeza das ruas da comunidade.

Ainda assim, os moradores pedem ao município várias melhorias na região, como a construção de posto de saúde e de creche. De acordo com eles, o que não faltam são terrenos ociosos que pertecem à prefeitura para a construção desses equipamentos.


Assista ao vídeo e conheça melhor a realidade do Sítio Quati: