Saúde

Hospital de Arapiraca é referência em cirurgias bucais raras em bebês recém-nascidos

Histórias como essas relatam o compromisso dos profissionais que atuam na instituição, como o pioneirismo no atendimento

Por 7Segundos com Assessoria 10/02/2022 13h01
Hospital de Arapiraca é referência em cirurgias bucais raras em bebês recém-nascidos
A pequena Nataly recebeu alta após passar por rara cirurgia bucal - Foto: divulgação

Uma criança de apenas doze dias foi submetida a uma cirurgia rara em Arapiraca. Nascida em Palmeira dos Índios, a pequena Nataly foi operada no dia 26 de janeiro deste ano no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho por uma equipe médica liderada pelo bucomaxilofacial, Ricardo Watson, que fez a retirada de um tumor de sua boca.

“Estávamos diante de um caso muito delicado, pois a menina não estava conseguindo comer, mamar e já havia comprometimento até em sua respiração”, falou o cirurgião. Para o procedimento ele contou com apoio de toda a equipe da UTI Neonatal do Hospital Regional, entre eles o pediatra Emanuel Fonseca e do anestesista Igor Pirauá. “Foi preciso entubar a criança e, devido a sua precocidade, todo procedimento foi muito bem avaliado, minimizando todos os riscos”, comentou.

O caso, segundo Ricardo Watson, trata-se de um tumor embriológico raro. “Estamos aguardando o resultado da biópsia, mas acreditamos que se trata de algo benigno”, explicou o profissional, que já deu alta a pequena Nataly esta semana.

Voltando a sorrir

A história da menina é similar a do pequeno Enzo Gabriel, nascido em junho de 2018, na maternidade do mesmo hospital, e operado também pela equipe de Ricardo. “Eu tive uma gravidez saudável e foi uma surpresa saber que meu filho tinha esse problema. Mas graças a Deus e ao Hospital hoje ele está ótimo”, falou a mãe da criança, Cassielma Lima.

Às vésperas de completar 4 anos, Enzo, que foi atendido à época pelo pediatra Cleildo Torres, se prepara para ir à escola pela primeira vez. “Ele é saudável, não teve nenhuma sequela e sempre foi atendido pelos médicos do Regional nesse processo de avaliação pós-operatória”, declarou o pai, Diogo José, que é operador de máquinas.

Para o provedor do Hospital Regional, Geraldo Magela, histórias como essas relatam o compromisso dos profissionais que atuam na instituição, como o pioneirismo no atendimento. “Resgatamos a vida dessas famílias com procedimentos muito delicados, mas vitais para uma vida saudável”, destacou.