Cidadania

Instituto de Identificação modifica agendamento em Santana após atuação da Defensoria Pública

Defensor público descobriu esquema após reclamações de venda de lugares na fila

Por 7Segundos com Assessoria 10/02/2022 13h01
Instituto de Identificação modifica agendamento em Santana após atuação da Defensoria Pública
Superintendente do Instituto de Identificação recebeu defensor João Augusto Sinhorin em reunião - Foto: Defensoria Pública

O defensor público de Santana do Ipanema, João Augusto Sinhorin, se reuniu com o superintendente do Instituto de Identificação, José Anízio de Amorim, na tarde de ontem, 9, para discutir e propor soluções que sanem a dificuldade enfrentada por moradores locais para agendar a emissão da Carteira de Identidade - RG.

Na oportunidade, o Instituto de Identificação se comprometeu a modificar a forma de agendamento, garantindo a manutenção do acesso da população aos serviços da instituição, ao tempo, em que evitará a aplicação das fraudes, que vem gerando formação de filas para atendimento.

Conforme o defensor público, a dificuldade de agendamento foi denunciada por moradores locais, nos últimos dias. Após tomar ciência da situação, a Defensoria Pública oficiou o órgão cobrando explicações e providências, e, em seguida, realizou a reunião.

Segundo o Instituto de Identificação, o problema foi gerado por fraudes praticadas por algumas pessoas que reservavam as vagas de agendamento no site do Instituto e, posteriormente, as vendiam, fazendo isso com as mais de 50 vagas de atendimento diárias disponibilizadas pelo órgão.