Arapiraca

Nelson Filho leva experiência de 44 anos de carreira no rádio para nova emissora

Programa esportivo na Líder FM estreia na próxima segunda (14)

Por Vilceia Melo/ 7Segundos 11/02/2022 10h10 - Atualizado em 11/02/2022 14h02
Nelson Filho leva experiência de 44 anos de carreira no rádio para nova emissora
Nelson Filho estreia na Líder FM na próxima segunda - Foto: Cortesia

A voz é inconfundível. A narração do gol parece que arranca o ultimo sopro do pulmão e emociona até quem não torce pelo alvinegro arapiraquense. E a gargalhada? Aquela, só ele tem! Estamos falando do radialista Nelson Filho, 63 anos, o "explosão do Nordeste" . A esse conjunto de características técnicas, soma-se sua gentileza, franqueza nas palavras, lealdade aos amigos e um coração gigante, assim como o Asa de Arapiraca. Nelson Filho é considerado um patrimônio cultural na comunicação radiofônica. Difícil encontrar alguém que não se encante com esse sergipano de nascença e arapiraquense por paixão.

Em entrevista ao Portal 7Segundos, Nelson Filho confirmou sua saída da rádio na qual ele fez a primeira transmissão quando a rádio foi inaugurada em outubro de 1977. Desde a sua estreia, Nelson Filho só ficou distantes dos microfones da NN durante um período de pouco mais de um ano, quando retorno a Aracaju, sua cidade natal. Mas seu coração já estava preso às terras alagoanas e ele retornou à NN onde permaneceu até o dia 14 de janeiro de 2021 quando se desligou oficialmente do Sistema Integrado de Comunicação Novo Nordeste (Siconn).

"Senti que precisava mudar. Buscar novos ares e novas motivações. Sou muito grato a todos os componentes da diretoria da NN, desde a minha chegada até este momento da saída", agradeceu o radialista.

Nelson Filho integra a equipe esportiva da Líder FM / Imagem : Assessoria 

O "explosão do Nordeste" agora faz parte da equipe esportiva da rádio 101,9, a Líder FM - prefixo usado até o final do ano passado pela Pajuçara FM que encerrou oficialmente as atividades no Agreste alagoano.

Ao lado de Nelson Filho, outros nomes já conhecidos do publico fiel ao jornalismo esportivo como Waldo Cesar, Nazario Silva e Nazario Júnior, Wendel Salustiano, Wendel Milano. André Avlis e o comentarista André Chalub. Alysson Antônio e Hermir Cavalcante completam a equipe com o suporte na área técnica. Para comandar toda essa time o comentarista de peso, Josenildo Souza, atual superintendente de Transporte e Trânsito de Arapiraca.

A estreia de Nelson Filho na nova rádio acontece no dia 14, no comando dos programas "Esporte na Líder", de 12h às 13h e o Papo Esportivo das 19h às 20h.

O explosão do Nordeste faz sua primeira transmissão de jogos na Líder Fm na próxima quarta-feira (16) num duelo clássico entre Asa e Cruzeiro.

Nelson Filho quando estava no 28º Batalhão de Caçadores no Exército Brasileiro em Aracaju/SE 

"Arapiraca mudou a minha história" 

O radialista disse que se não fosse o destino dele ter cruzado com Arapiraca, provavelmente ele teria seguido a carreira militar e hoje estaria aposentado pelo Exército Brasileiro.

Nelson Filho nasceu em Aracaju no dia 25 de fevereiro de 1958. Filho do servidor público estadual Nelson Santos e da dona de casa, Maria Lúcia dos Santos, que tiveram 14 filhos.

Nelson relata que a paixão pelo rádio começou desde a adolescência quando os colega da rua onde ele morava, jogavam pelada e um colega "narrava" o jogo e ele fazia os comentários da "partida" de rua.

Ele conta que quando tinha 17 anos, um cunhado foi pra São Paulo e trouxe um gravador . Num dia de um clássico no estádio do Batistão, entre Sergipe e Vasco de Aracaju, o jovem Nelson levou o gravador e assistiu a partida narrando o jogo. Neste dia, o Sergipe venceu o jogo por 2x0.

"Quando terminou o jogo eu fui para a porta do vestiário e liguei o gravador para reproduzir os gols que o Sergipe tinha feito. Os torcedores que estavam lá, pensavam que era uma narração oficial, de alguma rádio local", contou Nelson Filho.

Nelson pegou a fita cassete com a narração do jogo e levou para a Rádio Difusora. No mesmo dia, ele foi contratado. Foi assim que ele estreou oficialmente na comunicação radiofônica no dia 31 de março de 1976.

Depois de quase um ano na Rádio Difusora, Nelson Filho recebeu uma proposta salarial maior e foi contratado pela Rádio Liberdade para narrar os jogos do campeonato sergipano. Após o fim do campeonato, a equipe foi desfeita. Em janeiro de 1977, ele entrou no alistamento militar do Exército. Quando já estava no Exército, Nelson Filho foi recontratado pela Rádio Difusora.


Nelson com seu sorriso e simpatia constantes em um momento de descontração 

Até 1977 Nelson Filho conta que nunca tinha ouvido falar em Arapiraca, tinha vindo a Alagoas, apenas uma vez quando era muito pequeno para visitar parentes no município de Pão de Açúcar.

Em 29 de outubro deste ano, a Rádio Novo Nordeste faria a inauguração dos refletores do estádio municipal e sua primeira transmissão do amistoso ente Asa e Sport do Recife. Mas o radialista que vinha do sul do país, contratado para narrar esse jogo, desmarcou o compromisso de última hora.

"Naquela época não havia tantos locutores como hoje e eram realizados muitos campeonatos locais e regionais. Todos estavam ocupados. Gondim, então diretor da Rádio Novo Nordeste, ligou desesperado para o coordenador da rádio que eu trabalhava em Sergipe perguntando se tinha algum locutor disponível para fazer essa transmissão', relembrou.

Nelson Filho afirma que no momento dessa ligação, ele tinha acabado de sair do quartel e passou na rádio só para olhar a escala de jogos do fim de semana. Sorte ou desígnio do destino, a historia com Arapiraca estava selada naquele momento.

"Eu estava escalado para narrar um jogo no sábado à noite em Sergipe,e fui liberado para fazer essa transmissão em Arapiraca. Um taxista saiu de Arapiraca e foi me buscar em Aracaju. Quando terminou o jogo, ele foi me levar de volta pois eu tinha que me apresentar no quartel do Exército às 5h da manhã do domingo", contou. 

Depois dessa primeira participação na NN, retornou várias vezes a Arapiraca para realizar outras narrações esportivas em jogos amistosos até ser contratado definitivamente pela Rádio Nova Nordeste em dezembro de 1977, aos 19 anos de idade.

Naquela época não fazia concurso para a polícia. Eu eu já era cabo do exército e já ia direto para o curso de sargento da polícia sergipana. Por isso que eu digo que  Arapiraca mudou meu destino", finalizou Nelson Filho.