Saúde

[Vídeo] Doutora em Bioquímica oferta curso para o diagnóstico de problemas no metabolismo infantil

Ideia surgiu a partir da dificuldade em obter diagnóstico de intolerância alimentar de sua filha

Por 7segundos 12/02/2022 08h08
[Vídeo] Doutora em Bioquímica oferta curso para o diagnóstico de problemas no metabolismo infantil
Professora doutora em Bioquímica, Janaína Kívia, criou curso voltado para o metabolismo materno-infantil - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Mãe, professora e doutora em Bioquímica, a arapiraquense Janaína Kivia desenvolveu a partir de sua experiência com duas gestações, um projeto transformado em curso em sua área de atuação, a Bioquímica, voltado para a saúde materno-infantil. O curso é ministrado através das redes sociais de Janaína. Ela teve a ideia de criar esse curso a partir do momento que sentiu a necessidade e a dificuldade, como mãe, de obter um diagnóstico preciso para um problema de intolerância alimentar desenvolvido pela sua primeira filha quando ainda era bebê.

A partir daí, Janaína mergulhou ainda mais nos estudos da Bioquímica, que é o ramo da biologia e da química responsável pelo estudo de todos os processos químicos que acontecem nos organismos vivos. Essa era a chave que faltava para Janaína encontrar um caminho que pudesse responder às perguntas que ela, como mãe, e tantas outras mulheres, fazem ao se deparar com questões relacionadas à problemas de alergia causados durante o período do aleitamento materno, ou intolerância alimentar desenvolvido ainda na primeira infância, além de outras questões afins.

Qual a origem de questões dessa natureza? A resposta, Janaína encontrou justamente no estudo da Bioquímica, algo que ela só foi buscar quando começou a peceber a falta de conhecimento de muitos profissionais da área da saúde sobre o tema, realidade que causa o prolongamento do problema e induz, muitas vezes, a elaboração de diagnósticos equivocados, afirma. 

E são justamente os profissionais da saúde os que mais buscam se aperfeiçoar na área de especialidade de Janaína através do curso e da mentoria prestada pela professora doutora através do instagram @janaína kívia. 

Assista ao vídeo: