Brasil

Professor universitário é afastado após suposto envolvimento com tráfico de órgãos

Polícia Federal investiga o envio de uma mão e três placentas humanas de Manaus para Singapura, na Ásia

Por 7Segundos com G1 22/02/2022 14h02
Professor universitário é afastado após suposto envolvimento com tráfico de órgãos
Professor de Anatomia da UEA é afastado por suspeita de traficar órgãos humanos - Foto: Reprodução

Um professor da disciplina de Anatomia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi afastado por 30 dias por suspeita de traficar órgãos humanos. A UEA informou que a medida foi tomada na manhã desta terça-feira (22), após ordem da 4ª Vara da Justiça Federal.

A Polícia Federal investiga o envio de uma mão e três placentas humanas de Manaus para Singapura, na Ásia. O destinatário é um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de natureza humana.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça, um na casa do professor e outro no laboratório da UEA.

De acordo com a instituição, foi realizada busca e apreensão pela Polícia Federal de um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia.

Segundo as investigações, os órgãos humanos foram plastinados para o envio. O laboratório da UEA realiza a técnica de plastinação desde 2017.

A plastinação é um procedimento técnico de preservação de matéria biológica, criado pelo cientista Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste em extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lipídios, através de métodos químicos, para substituí-los por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.

"A Reitoria da UEA cumpriu a ordem judicial e determinou a abertura de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilidades", informou a nota.