Mundo

Homem é preso na China por manter esposa acorrentada pelo pescoço

Imagens da mulher, que sofre de esquizofrenia, circularam nas redes sociais

Por Metrópoles 24/02/2022 08h08 - Atualizado em 24/02/2022 09h09
Homem é preso na China por manter esposa acorrentada pelo pescoço
Mulher acorrentada - Foto: Reprodução

Autoridades chinesas anunciaram nesta quarta-feira (23/2) a prisão de três pessoas na província de Jiangsu, no leste do país, por manterem uma mulher de 55 anos acorrentada em uma fazenda.

As imagens do final de janeiro mostram a mulher, que sofre de esquizofrenia, acorrentada pelo pescoço dentro de um celeiro. Ela estava em grande sofrimento psicológico e logo depois foi hospitalizada.

O caso provocou revolta na China. Segundo informações, o marido, chamado Dong, foi detido nessa terça-feira (22/2), juntamente com outras duas pessoas acusadas de tráfico humano.

Além disso, outros seis suspeitos estão sob investigação por envolvimento no crime. Inicialmente, as autoridades negaram que o episódio estivesse relacionado ao tráfico de pessoas, um delito extremamente comum na China rural, onde mulheres solteiras são quase inexistentes.

Imposta à China por quase 40 anos até 2016, a política do filho único levou a uma escassez de mulheres devido à preferência tradicional da população chinesa por filhos homens. Essa desproporção levou a um número significativo de sequestros de jovens mulheres casadas à força em aldeias, onde os homens são numerosos.

De acordo com os responsáveis pelo caso, em 1998 a mulher foi vendida por 5.000 yuans (US$ 793) depois de ser sequestrada em sua vila em Yunnan, a cerca de 2 mil quilômetros de onde estava presa.