Comportamento

Venda de produtos eróticos cresce com foco no bem-estar das mulheres

Terapeuta sexual Laylla Brandão explica que as mulheres estão se libertando de tabus

Por Larissa Galvão estagiária * sob supervisão da editoria 26/02/2022 08h08
Venda de produtos eróticos cresce com foco no bem-estar das mulheres
Venda de produtos eróticos femininos cresce - Foto: Cortesia

Desde o início da pandemia, enquanto vários setores econômicos amargam prejuízos, quem tem loja virtual de produtos eróticos não tem do que reclamar. O sucesso desse nicho é acompanhado da mudança de público que consome esses produtos. 

Se antes os artigos e fantasias eram voltados para o prazer dos homens, agora as lojas tem como carro-chefe vibradores e estimuladores femininos, uma vez que nos últimos anos o autoconhecimento e o bem-estar sexual passaram a ser buscados pelas mulheres. 

A empresária Sara Santos Barbosa, proprietária da Sex Shop Arapiraca (@sexshoparapiraca) conta que, no início da pandemia, teve receio de ter as vendas afetadas e ficou surpresa quando aconteceu o contrário.

"No começo fiquei com bastante medo, porque logo no início as vendas baixaram. Mas algumas semanas depois cresceram e chegaram a triplicar as vendas de antes da pandemia", declarou.

A maior parte das vendas pela loja é feita de maneira on-line e a Sex Shop Arapiraca trabalha com entregas em todo o Brasil. De acordo com Sara Barbosa isso acontece porque muitas pessoas ainda sentem receio 'do que os outros vão pensar' sobre os produtos erótico que consome.

“Grande parte dos nossos clientes tem vergonha, sim. São poucos aqueles que não se importam. Alguns perguntam se a embalagem é discreta, se traz alguma informação que é de sex shop e que nome vai aparecer na fatura do cartão. Por conta disso, buscamos ser discretos em tudo, desde a embalagem até o momento da entrega. Não nos referimos a sex shop, e nossos clientes gostam muito disso. Fazemos entregas no trabalho, na casa de familiares e todos se surpreendem com o quanto somos discretos”, afirma a empresária.

Entre os produtos mais procurados atualmente estão os vibradores e os masturbadores masculinos, com destaque também para cosméticos com funções que promovem as sensações de vibrações e pulsações.

“Durante a pandemia, o mais procurado foram os vibradores pelas mulheres e os masturbadores masculinos por homens, mas a procura maior foi das mulheres pelos vibradores”. Antes não tinha essa procura tanto como hoje em dia", destacou.




Mulheres quebram tabus


O prazer feminino sempre foi considerado um tabu na sociedade e colocado sempre em segundo plano, enquanto o prazer masculino é algo validado. Sentir prazer, ter conhecimento sobre o próprio corpo ainda é algo que muitas mulheres ainda sentem vergonha de falar sobre o assunto. Entretanto, algumas mudanças podem ser notadas a partir da alta procura por produtos femininos, como é o caso dos vibradores e estimuladores clitoridianos.

A educadora e terapeuta sexual, Laylla Brandão explicou sobre o assunto e diz que o prazer feminino sempre foi um tabu e uma forma de controle da mulher ao olhar sociopolítico e religioso. Ela ainda ressaltou que é preciso enfrentar e ressignificar as visões sobre sexo e sexualidade.

Segundo ela, a vivência da mulher sobre o próprio corpo é o caminho para o autoconhecimento sexual.

“Existe muitos tabus encarados pelas próprias mulheres nessa prática, tanto relacionada a cultura familiar, onde se aplica por gerações o que é "feio", "pecado", "sujo" ou "errado". Logo essa mulher entende que não precisa desse prazer individual, depositando essa experiência apenas na vivência de uma relação afetiva sexual ou apenas sexual.


Ainda segundo Laylla, esse auto conhecimento está sendo explorado através do uso de brinquedos eróticos:

“A procura por brinquedos eróticos é uma prova de que estamos nessa revolução, lenta, mas efetiva, do autoconhecimento sexual feminino e está sendo disseminado por outras mulheres que atuam na venda do mercado erótico”.

A terapeuta ainda ressalta que o uso de brinquedos e produtos femininos faz parte do processo de descoberta:

“São totalmente saudáveis na proporção desde que exista satisfação e prazer para mulher. Eles estimulam a imaginação, um forte aliado para o alimento do erotismo. Os vibradores e estimuladores clitoridianos e vaginais são a grande aposta nesse período de revolução sexual feminina, pois elas estão descobrindo o órgão que tem a única função de proporcionar prazer, orgasmos para essa mulher: O Clitóris”.

Por fim, a terapeuta ressalta que o investimento nesses produtos vale a pena quando se está disposta a vivenciar novas experiências e que esta participação feminina para entender sobre si e sobre seu meio é extremamente importante.