Violência

[Vídeo] Em visita a Arapiraca, Tereza Nelma garante apoio à Patrulha Maria da Penha

Deputada está promovendo mapeamento da violência contra a mulher e da rede assistencial em Alagoas

Por 7Segundos 03/03/2022 18h06 - Atualizado em 03/03/2022 18h06
[Vídeo] Em visita a Arapiraca, Tereza Nelma garante apoio à Patrulha Maria da Penha
Deputada federal Tereza Nelma e vereadora Teca Nelma visitam Patrulha Maria da Penha em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

O 8 de março é o dia Internacional da Mulher e para celebrar a data com ações de assistência à mulher, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB/AL), acompanhada da filha e vereadora por Maceió Teca Nelma, visitou nesta quinta-feira (3), a Patrulha Maria da Penha, no Complexo Integrado de Justiça Especializada da Comarca de Arapiraca, no bairro Santa Edwiges.

Durante o encontro com a capitã PM Adriana, que comanda a Patrulha Maria da Penha, e da cabo PM Jéssica, a deputada, na condição de procuradora nacional da Câmara dos Deputados, conheceu os procedimentos de trabalho da equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), que funciona em uma sala do prédio do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, além dos 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis e Criminais e a 1ª Vara da Infância Criminal e Execuções Penais e a Turma Recursal da 2ª Região.


Na ocasião, a deputada Tereza Nelma destacou que em Arapiraca não existe um abrigo próprio para acomodar mulheres em situação de violência doméstica. No entanto, ela mencionou que em Alagoas só existe um abrigo municipal em Maceió, e elogiou o trabalho da Patrulha Maria da Penha de Arapiraca.

“Estamos fazendo esta visita porque estamos fazendo um mapeamento do registro de mulheres que sofrem violência doméstica no estado e o trabalho de assistência da equipe de Arapiraca é exemplar e vamos buscar contribuições significativas para melhorar esse trabalho em Alagoas”, frisou Tereza Nelma.

Desde que foi criada em 31 de agosto de 2020, a Patrulha Maria da Penha já assistiu 467 mulheres e seus familiares até 25 de fevereiro deste ano de 2022 nos municípios de Arapiraca, Craíbas e Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas. As medidas protetivas no juizados são concedidas em até 48 horas.

“Quase todas as mulheres atendidas pela patrulha sofreram violência psicológica e para ajuda-las contamos também com o apoio da Casa de Direito e de toda a equipe multidisciplinar do Poder Judiciário de Arapiraca”, afirmou a capitã Adriana.

Assista a matéria sobre a visita à Patrulha Maria da Penha: