Alagoas

Perigo: Instituto de Meteorologia atualiza grau de severidade das chuvas que já atingem Alagoas

O órgão também deu instruções para casos de emergências

Por 7Segundos 04/03/2022 16h04 - Atualizado em 04/03/2022 16h04
Perigo: Instituto de Meteorologia atualiza grau de severidade das chuvas que já atingem Alagoas
Perigo: Instituto de Meteorologia atualiza grau de severidade das chuvas que já atingem Alagoas - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta na manhã desta sexta-feira (4), sobre as chuvas que já atingem cidades do Sul de Alagoas, atualizando de Perigo Potencial para Perigo.

Segundo o órgão, são esperados de 30 a 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, com ventos intensos que podem varias de 60 a 100km/h.

O Inmet também alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além do Agreste, Sertão e Leste de Alagoas, também devem ser atingidos pelas chuvas cidades do Nordeste Baiano, Centro Norte Baiana, Metropolitana de Salvador, Leste Sergipano, Sertão Sergipano, Centro-Sul Baiano e Vale São-Franciscano da Bahia.

Na publicação, o Instituto também dá orientações relacionadas aos cuidados durante as chuvas.

- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

O Inmet avalia as chuvas em três categorias diferentes: Amarelo, para chuvas com perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grande potencial.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros Militar, através dos números (82) 99993-5619, 199 ou 193.

Cidades como Traipu, no Baixo São Francisco, e Teotônio Vilela, no Agreste, já registram fortes chuvas, que têm provocado transtornos à população. Moradores registram enxurradas invadindo as residências nesta sexta-feira (04).

Em Traipu, a chuva invadiu as residências na Rua do Itamaraty. Em algumas casas, a água ultrapassa 20 centímetros e já provocando estragos em móveis e eletrodomésticos. Confira o vídeo abaixo:

Em Teotonio, pessoas relatam que não estão conseguindo sair de casa para trabalhar devido as ruas alagadas.

Até o início da tarde, o Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências relacionadas à chuva.