Agricultura

Seminário sobre cultivo de camarão será realizado nos dias 23 e 24 de março em Arapiraca

Por 7Segundos com assessoria 07/03/2022 10h10 - Atualizado em 07/03/2022 10h10
Seminário sobre cultivo de camarão será realizado nos dias 23 e 24 de março em Arapiraca
Seminário sobre cultivo de camarão será realizado em Arapiraca - Foto: Assessoria

Durante os dias 24 e 25 de março, o município arapiraquense se tornará a capital brasileira da carcinicultura.

Em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizará o I Seminário de Carcinicultura de Arapiraca.

O evento acontecerá no Teatro do SESC e irá reunir profissionais renomados da área, produtores e estudantes para debater métodos, curiosidades e técnicas utilizadas para a produção e cultivo de camarão de cativeiro.

Participarão do encontro: Maurício Nogueira da Cruz Pessoa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Itamar da Rocha Paiva, da Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC); Ana Carolina Guerrelhas, da Aquatec; Luís Otávio Brito da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e César Rupert, da Ecofest/Verde Aqua, entre outros convidados.

Em breve, a Prefeitura de Arapiraca divulgará o link de inscrições.

Carcinicultura no Agreste

A atividade surge como uma excelente alternativa para os agricultores que possuem reservatórios com água salobra ou locais adequados para perfuração de poços artesianos.

Mais de 30 famílias estão trabalhando com essa cultura em Arapiraca, além dos empregos gerados indiretamente. O resultado exitoso e o apoio da prefeitura estimulam produtores de outras regiões. O investimento para implantação de um criatório é variável, dependendo das condições do terreno e acesso à água.

“O Poção era conhecido como a região do abacaxi e ainda hoje cultivamos, mas é um retorno em longo prazo. Já com o camarão podemos ter lucro em três meses. Compramos as larvas em Rio Grande do Norte e trazermos para criar aqui. Antes não tínhamos o apoio da prefeitura e agora temos. Queremos agradecer ao prefeito e a secretaria de Desenvolvimento Rural por todo o empenho e ajuda que estamos recebendo”, declarou o presidente da Associação de Criadores de Camarão de Arapiraca, Rosimário.