Saúde

Criação de aplicativo solicitado por vereadora facilita acesso à informação sobre medicamentos

Dra. Fany teve a Indicação nº 62/2022 aprovada na sessão desta terça-feira(15)

Por 7Segundos com assessoria 16/03/2022 10h10 - Atualizado em 16/03/2022 11h11
Criação de aplicativo solicitado por vereadora facilita acesso à informação sobre medicamentos
Criação de aplicativo solicitado por vereadora facilita acesso à informação sobre medicamento - Foto: Assessoria

Buscar informações sobre a disponibilidade de medicamentos e serviços nas unidades de saúde nem sempre é uma tarefa fácil para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na maioria das vezes eles precisam se deslocar de suas residências gastando dinheiro com transporte para saber se vão conseguir ou não os medicamentos e serviços prescritos.

Pensando em facilitar o acesso a essas informações, e evitar o desperdício de tempo e dinheiro, a vereadora Fany Gabriella (MDB) através da Indicação nº 62/2022, solicitou à Secretária Municipal de Saúde que desenvolva um aplicativo disponibilizando aos usuários a informação sobre os medicamentos disponíveis na rede pública.


Indicação foi aprovada por unanimidade e bastante elogiada por todos os vereadores presentes à sessão

"Sem duvida este aplicativo será uma ferramenta importante na democratização das informações e ampliação do direito à saúde", ressaltou a vereadora.

Em sua justificativa no plenário da Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (15), Dra.Fany afirmou que os usuários se deslocam de bairros distantes e também da zona rural para pegar os medicamentos no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria). Muitas vezes, ao chegarem ao órgão municipal recebem a informação que aquele item está em falta.

"Além da perda de tempo, o usuário, que na maioria das vezes já vive em uma situação financeira difícil, gasta dinheiro com transporte. Com o aplicativo, basta um toque no celular para saber se o medicamento está disponível", pontuou.


Vereadora durante os trabalhos legislativos na Casa Herbene Melo 

A vereadora também solicitou que fossem acrescentados ao aplicativo os serviços oferecidos nas UBS e outras informações importantes para o dia a dia de quem frequenta as unidades de saúde.  

" Se por alguma razão não tiver médico, dentista ou ausência de outro serviço, que também seja disponibilizado no aplicativo. Vivemos na era da tecnologia e precisamos otimizar nossos serviços em relação aos usuários", finalizou a vereadora.