Economia

Associados da Cooperativa Pindorama tentam convencer Joaquim Beltrão a concorrer ao cargo de presidente da entidade

Maior cooperativa agroindustrial do Norte e Nordeste terá eleição para a presidência no próximo ano

Por 7Segundos com Por Agapito Santana/ Assessoria 18/03/2022 13h01
Associados da Cooperativa Pindorama tentam convencer Joaquim Beltrão a concorrer ao cargo de presidente da entidade
Joaquim Beltrão - Foto: Assessoria

Associados da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial Pindorama têm conversado com o ex-prefeito de Coruripe, ex-deputado federal e cooperativado Joaquim Beltrão para que ele avalie a possibilidade de lançar o seu nome e ser candidato a presidente da Cooperativa Pindorama. A eleição está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2023, mas as abordagens ao nome do ex-gestor municipal têm partido de diversas lideranças ligadas ao setor rural e que fazem parte da entidade agrícola.

Politicamente experiente, Joaquim Beltrão foi prefeito de Coruripe, um dos municípios mais importantes para a economia estadual, e realizou diversos trabalhos em todas as áreas de atuação no distrito de Pindorama e região. Quando exerceu o mandato de deputado federal, Beltrão foi membro da Comissão Permanente da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e sempre procurou atender e prestigiar as demandas do cooperativismo.

Durante a atuação nesta comissão da Câmara dos Deputados, em Brasília, Joaquim Beltrão atuou diretamente para melhorar o acesso ao crédito e consequentemente facilitar o escoamento da produção. Ainda como deputado federal, seu trabalho foi reconhecido na apresentação, apoio e aprovação de propostas para criação de programas que concederam benefícios como renegociação, remissão e até anistia de dívidas de operações de créditos que haviam sido realizadas por agricultores familiares, produtores rurais, associações e cooperativas ligadas à agricultura.

Produtores rurais da região estão avaliando que a possibilidade da candidatura de Joaquim Beltrão à presidência da Cooperativa Pindorama tende a representar a retomada do crescimento econômico da entidade.

“Eu conheço o trabalho do Joaquim Beltrão e não somente como prefeito de Coruripe, mas também na Câmara Federal onde entre todas as atribuições privilegiou toda a área da agricultura e do cooperativismo agrícola. Vou continuar tentando convencer esse líder a aceitar o meu convite e de outros muitos associados da Pindorama, e depois trabalhar pela vitória que consolidará também a vitória do produtor associado”, destaca um dos cooperativados da Pindorama.

Consultado, o ex-prefeito Joaquim Beltrão tem confirmado as abordagens para candidatura à presidência da Cooperativa Pindorama, mas não dá a certeza de lançar seu nome na eleição do próximo ano. Beltrão, no entanto, não descartou a possibilidade desde que um grupo de associados estude, discuta e avalie o lançamento de um nome alternativo ao do atual presidente para concorrer ao cargo.