Educação

Museu da Uneal na Ilha do Ferro ganha barcarola para atividades no Rio São Francisco

primeira atividade do equipamento será no Povoado Mata da Onça, no município de Pão de Açúcar, no domingo (27)

Por 7Segundos com Ascom Uneal 25/03/2022 15h03
Museu da Uneal na Ilha do Ferro ganha barcarola para atividades no Rio São Francisco
"Barcarola" vai auxiliar nos trabalhos de campo e visitas técnicas no rio São Francisco - Foto: Uneal

O professor do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa, lançará, no sábado (26), às 19h, em transmissão on-line no perfil do Instagram @museuilhadoferro, a nova iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares (Nuplav): a barca museu denominada BARCAROLA cujo design é assinado pelo arquiteto Rafael Brandão, pintura de Faguinho e construção pelo mestre de embarcação local Aniba.

“O objetivo do barco é dar suporte às atividades de pesquisa no Baixo São Francisco a fim de alimentar o banco de dados do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, o Museu da Ilha do Ferro; democratizar o acesso à arte por meio de exposições itinerantes nas comunidades ribeiras do Velho Chico, além de estender a atuação do Museu sobre as águas”, explica o docente Jairo Campos.

Campos explica que a Barcarola ficará à disposição da comunidade acadêmica da Uneal para aulas de campo e visitas técnicas. A primeira atividade do equipamento será no Povoado Mata da Onça (Pão de Açúcar/AL), no domingo (27) com uma exposição de arte popular para a comunidade local.

A barca ficará ancorada, no cais do Povoado Ilha do Ferro. “É uma obra de arte pública que ampliará, ainda mais, as belezas da comunidade”, ressalta o docente.

Museu Ilha do Ferro


O Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos é um Museu de Arte Popular da Uneal na Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar-AL. Foi idealizado pelo professor Jairo José Campos da Costa e é ligado ao Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (NUPLAV/CNPQ/CAMPUS V). O local reúne peças dos artistas da Ilha do Ferro, que incluem escultores e bordadeiras, com vistas à preservação da memória e uma espécie de cartão de visitas do trabalho artístico desenvolvido pela comunidade num espaço museológico apropriado, climatizado e com uma narrativa curadorial a altura do povoado tradicional.