Polícia

Investigações resultam na recuperação e devolução de 17 celulares roubados em Arapiraca

Polícia dá orientações para facilitar recuperação de aparelhos roubados

Por 7Segundos com Ascom PCAL 01/04/2022 14h02
Investigações resultam na recuperação e devolução de 17 celulares roubados em Arapiraca
Polícia devolve aos proprietários aparelhos de telefone recuperados - Foto: Ascom PC/AL

A Polícia Civil (PC), após um trabalho investigativo no sentido de combater roubos e furtos de celulares e equipamentos eletrônicos portáteis em Arapiraca, recuperou, até o momento, 17 aparelhos de telefones celulares de origem ilícita. A ação foi determinada pelo delegado Regional Guilherme Iusten, em virtude do número crescente desta modalidade de crime na região. As investigações vêm sendo realizadas pelos agentes da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP) em conjunto com as demais equipes distritais da região, desde janeiro deste ano.

A equipe da 4ªDRP ressalta a importância da sociedade registrar a ocorrência, pois, depois que as vítimas comunicaram as situações à polícia foram iniciados os trabalhos de apuração. Com as informações disponíveis os investigadores da Polícia Civil passaram a fazer investidas pontuais em locais de venda de telefones usados, bem como coletando informações de aparelhos anunciados em redes sociais. Dessa forma foi possível reaver os 17 telefones celulares de origem ilícita.

Ao final todos os aparelhos passaram por checagem nos bancos de dados da PC de Alagoas e seus donos foram identificados, localizados e chamados à sede da Central de Polícia Civil de Arapiraca para fazer o recebimento de seus respectivos celulares que outrora estavam nas mãos de assaltantes e receptadores.

“A lista de aparelhos recuperados é relevante e tem desde telefones com alto valor de mercado como Apple Iphone 11, Iphone 8 plus, e vários modelos Xiaomi e Motorola. Os proprietários foram convidados a comparecer na sede de 4ª DRP portando documento de identidade, nota fiscal, e o BO que noticiou o fato, para receber os produtos”, disse Guilherme Iusten.

Orientações

A equipe de investigadores da 4ªDRP e o delegado regional ressaltam a importância do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil para registrar o acontecimento de um crime. Com ele é possível: fazer de bloqueio do celular pelo IMEI e a possibilidade de reaver o bem. Saliente-se que o BO pode ser feito online de qualquer dispositivo com acesso à internet, pormeio da Delegacia Virtual. É de fundamental importância que o noticiante informe o número do IMEI do aparelho roubado/furtado para que dessa forma a PCAL tenha como iniciar melhor uma investigação nesse tipo de crime.

Outro alerta dado pelos policiais civis é quanto à aquisição de produtos sem a nota fiscal de origem, por preços muito abaixo dos praticados no mercado, ou de procedência duvidosa. Essa ação alimenta o mercado de furtos e roubos de celulares, podendo resultar também em autuações para a pessoa que é flagrada com o aparelho produto de crime.

Donos de empresas de manutenção de celulares precisam ficar atentos. A Polícia Civil também orientou, nestes casos, para que tenham sempre disponíveis, e em ordem, o talão de nota de serviço de entrada dos celulares que estejam em manutenção.