Polícia

Golpes pela internet crescem em Alagoas e criminosos reinventam modalidades

Veja quais os principais golpes praticados atualmente através da internet

Por 7Segundos 09/04/2022 16h04
Golpes pela internet crescem em Alagoas e criminosos reinventam modalidades
Golpes pela internet crescem em Alagoas e criminosos reinventam modalidades - Foto: Reprodução/Pixabay

Existe um ditado popular que diz que todos os dias um trouxa e um esperto saem de casa com o objetivo de fazer negócio. Com o avanço da tecnologia, esses personagens nem precisam mais deixar o aconchego do lar.

Em 2021, a Seção de Crimes Cibernéticos da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) da Polícia Civil registrou uma média mensal de 400 boletins de ocorrência sobre golpes na internet.

Durante a pandemia, esse tipo de crime se tornou ainda mais corriqueiro. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2021 houve um acréscimo de 176,3% em relação à denúncia de crimes em ambientes virtuais quando se comparada às ocorrências de 2020.

Apesar de já ser conhecido por boa parte dos alagoanos, um dos crimes mais comuns é feito por meio do whatsapp, onde o criminoso consegue clonar os dados do usuário. Foi exatamente o que tentaram fazer com o jornalista Rommell Ferreira, que já havia ouvido falar sobre o crime.

"Recebi uma ligação do golpista informando ser assessor de uma arquiteta conhecida da cidade e que estava me convidando para um evento. Eu achei estranho porque era início da pandemia, tudo havia sido fechado e os eventos estavam proibidos. Mas dei prosseguimento à ligação. No final da história, o golpista solicitou que eu confirmasse um código que ele iriam me mandar via SMS para garantir a vaga no suposto evento. Assim que olhei a mensagem, se tratava de um código do whatsapp que permitia acesso em outro aparelho de celular. Na hora, minha única reação foi desligar", relatou o jornalista.

Como esse tipo de crime começou a ficar "manjado", os golpistas inovaram e começaram a utilizar números diferentes de telefone, se passando pelas vítimas para pedir dinheiro "emprestado". Os criminosos entram em contato com amigos e familiares da vítima e afirmam que trocaram de número. Em seguida, pedem dinheiro emprestado.

FALSO COMPRADOR


Outro golpe corriqueiro é o do falso comprador em aplicativos, sites e comunidades de vendas, como OLX. O corretor de imóveis Roosevelt Lira foi uma das vítimas. Ele fez um anúncio para vender um celular e logo um homem se interessou, se identificando como advogado e de que o aparelho seria para pagar parte de uma dívida.

"Ele pediu para que eu encontrasse com um suposto primo dele no shopping, que seria a pessoa que avaliaria o aparelho. Chegando lá, o cara estava acompanhado da esposa, olhou o celular e decidiu ficar com ele. Eu avisei ao tal advogado e ele me encaminhou um comprovante, mas o dinheiro nunca entrou na minha conta", relatou Roosevelt, que informou que esperaria mais alguns instantes, mas só entregaria o aparelho após o dinheiro cair na conta.

Depois de horas no shopping, Roosevelt descobriu que o suposto primo na verdade também estava sendo vítima do mesmo golpista.

"O cara que estava com a esposa me contou que o golpista havia informado que eu era primo dele e que o aparelho seria para pagar uma dívida minha. Informei que o golpista utilizou o mesmo argumento comigo. Daí ambos percebemos que tínhamos caído num golpe", continuou o relato.

"A outra vítima havia feito um agendamento de transferência no valor de R$2 mil, mas felizmente conseguiu cancelar a tempo", finalizou.