Arapiraca

[Vídeo] Devido demora em atendimento, pacientes desistem de consulta oftalmológica no Hospital Chama

Segundo filha de paciente, havia quase 100 pessoas para um único médico atender

Por 7Segundos 12/04/2022 17h05
[Vídeo] Devido demora em atendimento, pacientes desistem de consulta oftalmológica no Hospital Chama
Sala de espera lotada na manhã desta terça (12) no Hospital Chama - Foto: Reprodução

A superlotação nas salas de atendimento oftalmológico do Hospital Chama fez com que vários pacientes desistissem de fazer as consultas que haviam sido marcadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na manhã desta terça-feira (12).

"Meu pai tem 72 anos e fico indignada com a forma comos os idosos são tratados. Cheguei com meu pai no hospital antes das 8h e até às 13h não tinha sequer previsão de que ele fosse atendido. Quando a gente buscava informação, as atendentes não explicavam nada direito. Meu pai é diabético e já tinha passado do horário dele tomar insulina e almoçar, por isso decidi levá-lo embora. Outros idosos que estavam lá fizeram o mesmo, porque não aguentvam mais esperar", afirmou a filha de um paciente, que pediu para não ter o nome divulgado.

A mulher gravou imagens uma das salas de espera do hospital, por volta do meio dia. De acordo com ela, alguns pacientes relataram que estavam esperando desde às 6h por atendimento. O atendimento do pai dela era uma consulta simples, mas na sala de espera havia também pacientes que aguardavam a revisão da cirurgia de catarata e ainda em outra sala de espera, idosos que aguardavam triagem para agendamento da cirurgia e até aquele horário ninguém havia sido atendido.



Conforme a denunciante, havia um único médico e "certamente mais de cem pessoas" aguardavam ser atendidas naquele horário. "Certamente tem envolvimento de política no meio disso tudo, só pode. Na outra sala, que estava ainda mais lotada do que a que filmei, tinha pessoas de vários municípios do Sertão, de Olho d'Água das Flores, São José da Tapera e outros, e tava bem na cara ser aquelas consultas que políticos arranjam. Quando o médico terminou os procedimentos, juntaram umas 30 pessoas em outra sala, que era para fazer a triagem do glaucoma", relata.

A reportagem procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde que, após contato com o Hospital Chama, informou que, nesta terça (12), um dos oftalmologistas teve um imprevisto e não apareceu para trabalhar e, por conta disso, só havia um profissional para atender a demanda. O médico iniciou o atendimento pelas revisões cirúrgicas, depois a triagem para as novas cirurgias e em seguida realizou 23 consultas.

O município disse ainda que está trabalhando para aumentar o número de prestadores de serviço em oftalmologia.