Religião

Encontro de Jesus e Maria: procissão é celebrada com fé nas ruas de Penedo

A programação da Semana Santa de Penedo seguirá até o próximo Domingo da Ressureição

Por 7Segundos 14/04/2022 10h10
Encontro de Jesus e Maria: procissão é celebrada com fé nas ruas de Penedo
Penedo celebra Semana Santa com procissão, missas e orações - Foto: Reprodução

O encontro de Jesus e Maria, no Calvário, é relembrado durante Procissão do Encontro pelas ruas de Penedo, realizada na noite dessa quarta-feira (13), com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Senhor Jesus dos Passos.

Centenas de fiéis acompanharam o cortejo com sete paradas entre uma igreja e outra da cidade histórica. A procissão relembra o momento em que Jesus encontra sua mãe Maria no caminho para o Calvário.

Os fiéis fortaleceram a fé com orações, missas, ladainhas e recitações do terço e se concentraram em frente da Catedral Diocesana de Penedo. Em seguida, saíram pelas principais ruas históricas da cidade.

Outro grupo de seguidores católicos partiu da Igreja de Santa Luzia, seguindo por um caminho diferente com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro das duas imagens aconteceu na Praça Clementino do Monte, em frente a Igreja do Senhor dos Pobres. A santa missa foi celebrada na Catedral Diocesana de Penedo,

Programação religiosa


Nesta Quinta-feira Santa (14), a programação começou às 9 horas com a “Missa dos Santos Óleos” e às 19 horas acontecerá a “Missa da Ceia do Senhor”, na Catedral, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, imitando a celebração que Jesus fez a seus discípulos, na Última Ceia.

A programação continua na Sexta-feira Santa (15), quando fiéis lembram com jejum e orações a crucificação e morte de Jesus Cristo. Às 9 horas haverá a “Celebração das Dores” de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Penedo. Às 16 horas, os fiéis celebrarão a “Paixão e Morte de Jesus” com a tradicional procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto, ato que antes acontecia no período noturno.

Já o sábado (16), será marcado pela realização de “Vigília Pascal” na Catedral Diocesana e pela “Procissão do Senhor Glorioso”, prevista para começar às 19 horas.

Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Domingo da Ressurreição (17), às 9 horas, haverá “Missa de Páscoa com as Crianças”. Às 14 horas será realizada a “Festa da Misericórdia” e, a partir das 19 horas, acontecerá a “Missa da Páscoa do Senhor”, na Catedral Diocesana de Penedo.