Saúde

Enfermeiros de Arapiraca se reúnem para assistir a votação de PL sobre Piso Nacional

A proposta é do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria

Por 7Segundos 04/05/2022 16h04 - Atualizado em 04/05/2022 17h05
Enfermeiros de Arapiraca se reúnem para assistir a votação de PL sobre Piso Nacional
Enfermeiros de Arapiraca se reúnem em praça pública para assistir a votação de PL sobre Piso Nacional - Foto: Rogério Nascimento/7Segundos

Um grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem dos serviços público e privado de saúde de Arapiraca se reuniram na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, para acompanhar à votação do Projeto de Lei nº 2.564/2020 na Câmara Federal, que institui o Piso Salarial das categorias.

Caso aprovada, a proposta prevê que o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

A proposta é do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

Em Arapiraca, diversas entidades estiveram presentes no encontro e defenderam a aprovação da matéria. 

Dentre os presentes, estava a médica e vereadora por Arapiraca Fany Peixoto. Em sua fala, a parlamentar arapiraquense apoiou a categoria, reforçando que atua ao lado desses profissionais há 39 anos na Saúde Pública.

Representando Alagoas, a enfermeira Renilda Barreto, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), está em Brasília acompanhando in loco a votação.

Além dos profissionais de Arapiraca, também estiveram presentes no encontro em Arapiraca representantes do Coité do Dois, Feira Grande, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Batalha.