Geral

Casa de mãe é recanto de aconchego, encontro e alegrias para família em Arapiraca

Família da aposentada Floracy Messias se reúne toda terça há quatro anos

Por 7segundos 08/05/2022 08h08 - Atualizado em 08/05/2022 08h08
Casa de mãe é recanto de aconchego, encontro e alegrias para família em Arapiraca
Dona Floraci e sete dos oito filhos - Foto: 7segundos

Casa de mãe é sagrada. É lá que os filhos encontram sempre um cafezinho quente e aquela comidinha com gosto de infância que só a mãe sabe fazer. É na casa dois pais que a convivência entre os irmãos estabelece  cumplicidade nas aventuras e  apoio nos desafios que a vida apresenta. Quando ainda moram na mesma casa, essa rotina é diária. Mas depois que crescem e formam suas famílias, reunir os irmãos no mesmo horário que cada um deles visita a mãe é uma tarefa difícil.

Na família da professora aposentada Floraci Messias dos Santos, 82 anos, os oito filhos estabeleceram uma estratégia para reuni-los em um mesmo horário fortalecendo os laços familiares e relembrando as histórias que eles vivenciaram na infância e adolescência.

O militar aposentado João Batista é o primogênito da família e relatou que após a morte do pai a frequência na casa da mãe aumentou, mas mesmo assim era difícil encontrar os irmãos em um dia específico.

"A gente então decidiu estabelecer que às terças-feiras todos os filhos iriam tomar café da manhã com a mamãe. Foi a forma de preencher a casa dela com os filhos, netos, noras e genros em um só momento", relatou.

Dona Floracy aproveita que todos as suas "crianças" que têm idade entre 60 e 30 anos, estão reunidos e faz um café da manhã reforçado para deixar todos bem alimentados.


"Pra mim é um prazer enorme acordar cedo e preparar esse café da manhã pra os filhos, netos e toda a família. Deus me livre se uma terça-feira e eles não chegarem aqui. Eu aviso logo cedo no grupo da família: hoje é dia de café, não esqueçam ", disse a dona Floracy.

A reunião familiar religiosamente às terças já completou quatro anos e teve até café da manhã de aniversário no primeiro ano. A ideia deu tão certo, que alguns filhos que já são aposentados e outros que têm horário disponível também se encontram na casa da mãe toda sexta pela manhã.


"Mas na sexta-feira é só pra tomar um cafezinho e conversar com a mamãe. Porque se a gente for tomar o café reforçado que ela prepara duas vezes por semana, a gente vai engordar demais", brincou José Carlos.


Dona Floracy disse que já fez um pedido aos filhos: quando ela falecer, eles devem manter a reunião familiar. E delegou a responsabilidade de reunir todos os irmãos à filha Margarete.

" Diante do pedido dela já foi acordado entre todos os irmãos que quando a mamãe não estiver nesse plano terreno essa casa não será vendida. Ela permanecerá sendo a "sede do encontros dos irmãos", falou emocionada.