Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca promove ações de prevenção à exploração sexual infantil

Municipio promove seminário e cronograma de ações em escolas da rede pública

Por 7Segundos com Ascom Prefeitura de Arapiraca, Wikipedia 17/05/2022 13h01
Prefeitura de Arapiraca promove ações de prevenção à exploração sexual infantil
Maio Laranja será marcado por ações de combate à exploração infantil, em Arapiraca - Foto: Magno Almeida – Ascom Arapiraca

Além das ações do Maio Amarelo, que trata da segurança do trânsito, o quinto mês do ano foi escolhido também para ações de prevenção e combate à exploração sexual infantil: o Maio Laranja. E a prefeitura de Arapiraca deu início, nesta terça-feira (17), a um cronograma de atividades para conscientizar e mobilizar a sociedade a respeito da proteção de crianças e adolescentes.

As ações no Maio Laranja tiveram início com o seminário "Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes", promovido no Planetário Municipal e Casa da Ciência, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, da vice-prefeita Rute Nezinho e da secretária Fabrícia Galindo.

Os gestores, que estavam acompanhados da superintendente de Assistência Social, Rainilda Sales, da presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Arapiraca (CMDCA), Rosana Queiroz, e os representantes dos Conselhos Tutelares I e II, Aermerson Barros e Joelma Araújo, reafirmaram o compromisso de continuar priorizando a aplicação de políticas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Também quero agradecer a presença dos representantes dos conselhos tutelares, juntamente com todas as assistentes sociais e outros servidores públicos que atuam nas políticas públicas para diminuir as desigualdades sociais em nossa sociedade. Arapiraca tem desenvolvido ações constantes com esse propósito. Só teremos uma sociedade mais saudável começando a cuidar, primeiramente, da educação e da proteção de nossas crianças”, afirmou Luciano Barbosa.

Em outra frente, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes deu início a um cronograma que irá percorrer, até o dia 26, todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEI), com contação de histórias e doação de livros enviados pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Confira a programação ao final da matéria.

Maio Laranja e caso Araceli


O dia de combate à exploração sexual infantil foi instituído no dia 18 de maio por meio da lei federal 9970/00, devido ao Caso Araceli, como ficou conhecido o chocante crime que acotneceu em Vitória, no estado do Espírito Santo, em 18 de maio de 1973.

Neste dia, a menina Araceli Crespo, que tinha apenas oito anos de idade foi brutalmente assassinada, após ter sido drogada, estuprada e ter o rosto desfigurado por ácido. A vítima era de uma família modesta de imigrantes espanhóis e bolivianos e o crime foi atribuído a jovens que pertenciam a famílias influentes na região.

Os acusados do crime, apesar de terem sido identificados, nunca foram condenados. Eles chegaram a ser apontados como autores de outros 14 homicídios, que seriam "queima de arquivo". Eles chegaram a ser julgados culpados, mas tiveram a condenação anulada e ainda passaram por novo julgamento em 1991, mas foram absolvidos.

Confira a programação nas unidades educacionais:

17/05
– 8h30 – Escola Pedro Suruagy – Contação de histórias e músicas;
– 8h30 – CEI Deusdeth – Entrega dos livros – SEPREV;
– 14h – CEI Santo Antônio – Entrega dos livros – SEPREV;

18/05
– 8h30 – CEI Sebastiana Bezerra – Entrega dos livros – SEPREV;
– 14h – CEI Luiza Santana – Contação de histórias e músicas;

19/05
– 8h30 – CEI Boa Vista – Contação de histórias e músicas;

20/05
– 14h – CEI Zélia Barbosa – Contação de histórias e músicas;

– 24/05

– 14h – Escola Joana Santana – Contação de histórias e músicas;

25/05
– 8h30 – CEI Pontes de Miranda – Entrega dos livros – SEPREV;
– 8h30 – Escola Ana Rita – Contação de histórias e músicas;

26/05
– 8h30 – CEI Eric Jones – Entrega dos livros – SEPREV;
– 14h – Escola Djalma Matheus Santana – Entrega dos livros – SEPREV.