Educação

MEC vai aplicar um novo tipo de exame para o ensino fundamental

A adesão ao exame internacional foi anunciada, nesta quinta-feira

Por Agência Brasil 03/06/2022 07h07
MEC vai aplicar um novo tipo de exame para o ensino fundamental
A sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília - Foto: Agência Brasil

A partir do ano que vem, estudantes do quarto e do nono ano do fundamental passam a ser avaliados em um novo exame educacional, já aplicado em outros países, o TIMSS. Traduzido do inglês, a sigla significa “Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência”.

A adesão ao exame internacional foi anunciada, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Educação e vai medir como está o aprendizado de matemática e ciências no geral e em cada estado mais o Distrito Federal.

Presente no evento, o Ministro da Educação, Victor Godoy, destacou que o Brasil se soma a outros 60 países, que já utilizam o TIMSS para avaliar a qualidade da educação básica. Segundo ele, a adesão do Brasil é uma forma de entender, também, como o país está posicionado diante dos demais. Para Godoy o exame vai ajudar a diagnosticar as perdas na educação, provocadas pelo período da pandemia.

Além do TIMSS, o Brasil já aderiu, em 20019, ao PIRLS, Estudo Internacional de Progresso em Literacia de Leitura. Ambos são aplicados no Brasil pelo INEP. O presidente do instituto, Danilo Ribeiro, explica que os exames são uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas em educação.

Os estudantes avaliados tem entre 9 e 10 anos e 13 e 14 anos. Com isso, o MEC pode avaliar a evolução dos estudantes ao longo dos anos em escolas públicas e privadas.