Cidadania

Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta de sangue nesta terça-feira (21)

Técnicos captam doações na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), ao lado do Hospital Carvalho Beltrão

Por 7segundos 21/06/2022 10h10
Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta de sangue nesta terça-feira (21)
Camisa entregue aos doadores durante a campanha do Hemoal ressalta as festas juninas - Foto: Olival Santos

O município de Coruripe recebe, nesta terça-feira (21), uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. A ação vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, até às 16 horas.

O intuito das coletas externas é facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue, conforme destaca o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.

“Além de captarmos doações de sangue nas Unidades Arapiraca e Maceió, percorremos os municípios alagoanos para facilitarmos o gesto da doação voluntária, já que muitas pessoas não dispõem de condições para se deslocarem até nossos postos de coleta”, salientou.

O assistente social destaca, ainda, que entre os critérios para se candidatar à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, portar um documento de identificação oficial e original com foto e ter peso igual ou superior a 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

“O impedimento para doar sangue ocorre no caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Com relação às mulheres, a doação é vetada se estiverem grávidas ou amamentando. Também recomendamos comparecer ao posto de doação usando máscara e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocado um piercing, o procedimento é vetado por 12 meses”, explicou Danilo Lima.

Novo coronavírus


No caso dos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, podem se candidatar à doação de sangue normalmente. Quanto àqueles que tenham se infectado com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.

Os candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados contra a Covid-19 e Influenza, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, bem como, no caso do imunizante contra a gripe. Mas, se as vacinas foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.