Arapiraca

Mais de 600 casos de Covid são confirmados em Arapiraca na última semana

Dos 10 leitos de UTI disponíveis no município, 9 deles estão ocupados

Por 7Segundos com Assessoria 05/07/2022 17h05 - Atualizado em 05/07/2022 17h05
Mais de 600 casos de Covid são confirmados em Arapiraca na última semana
Média de atendimento a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional de Arapiraca tem sido de 185 por dia - Foto: Reprodução

Na última semana epidemiológica foram registrados 665 novos casos confirmados de Covid-19 em Arapiraca, e a média de atendimento a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional de Arapiraca, localizado no Bairro Baixa Grande, tem sido de 185 casos por dia.

Dos 10 leitos de UTI disponíveis no município, nove estão ocupados. De acordo com a Coordenação de Informação e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, três desses leitos estão ocupados por pacientes que não tomaram nenhuma dose da vacina. Um desses leitos acolhe um paciente que tomou apenas uma dose, e os outros cinco leitos estão com pacientes que atrasaram o primeiro reforço. Todos os pacientes internados nos leitos de UTI tem mais de 60 anos de idade. 

Ainda segundo a Coordenação de Informação e Avaliação da Secretaria de Saúde de Arapiraca, dos 30 leitos de enfermaria disponíveis no município, onze estão ocupados atualmente com pacientes acima dos 50 anos de idade.

Atendimento

As equipes do Programa de Saúde da Família, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros e comunidades de Arapiraca, estão realizando o atendimento de síndromes gripais. Sendo assim, a prefeitura reforça que os arapiraquenses que apresentarem sintomas como tosse, coriza, febre, dor de garganta, diarreia ou dor de cabeça, devem procurar sua UBS de referência para receber atendimento médico.

É muito importante destacar também que, apesar do aumento no número de casos positivos de Covid-19 em todo o país, por aqui os casos agravados da doença seguem sob controle, graças à campanha de vacinação.

“Recomendamos que aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ou que estão com o esquema vacinal incompletos, o façam o quanto antes, para evitar casos graves da doença”, explicou a secretária municipal de Saúde, dra. Luciana Fonseca, que reforçou ainda a importância de que pacientes com sintomas gripais retomem o uso de máscaras de proteção individual.