Geral

[Vídeo] Após atraso, eleição do Quinto Constitucional é iniciada na Subseção da OAB Arapiraca

Por 7Segundos 08/07/2022 09h09 - Atualizado em 08/07/2022 10h10
[Vídeo] Após  atraso, eleição do Quinto Constitucional é iniciada na Subseção da OAB Arapiraca
Após desorganização e atraso, eleição do Quinto Constitucional é iniciada na Subseção da OAB Arapiraca - Foto: Rogério Nascimento / 7Segundos

A eleição para a escolha dos seis advogados que vão concorrer a uma vaga de desembargador (a) do Tribunal de Justiça de Alagoas (J/AL) começou com atraso e desorganização em Arapiraca. .

Alguns advogados entraram em contato com o Portal 7Segundos informando que chegaram na sede da Subseção da OAB , no bairro Santa Edwiges mas não havia mesários em todas as quatro sessões preparadas para a votação.


" Não tem mesários em todas as sessões, falta de regulamentação dos procedimentos para o dia da eleição. Tudo desorganizado", denunciou uma pessoa que chegou para votar.

Uma equipe do 7Segundos foi até o local de votação, mas essa situação denunciada já havia sido regularizada e a eleição transcorria normalmente.


A Subseção da OAB firmou uma parceria com o Cartório Eleitoral para acompanhar o processo eleitoral do Quinto Constitucional da OAB.  O representante da Justiça Eleitoral, Alberto Alencar concedeu entrevista ao Portal 7Segundos.

O presidente da comissão da eleição, Gustavo Callado, informou que o processo eleitoral iniciou agora pela manhã e se estende até as 17h.

Quinto Constitucional 

Dos seis nomes escolhidos nas eleições desta sexta-feira (08) e que serão enviados pela OAB Alagoas ao Tribunal de Justiça, três serão  encaminhados ao governador Paulo Dantas  para que ele escolha o novo desembargador(a)  a ocupar uma cadeira no TJ.

O quinto constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.