Arapiraca

Arapiraca sedia IV Seminário Estadual de Fruticultura nesta sexta-feira (20)

Evento vai contar com a participação de produtores rurais e pesquisadores da Embrapa

Por 7Segundos 20/07/2022 16h04 - Atualizado em 20/07/2022 18h06
Arapiraca sedia IV Seminário Estadual de Fruticultura nesta sexta-feira (20)
Seminário será realizado nesta sexta-feira (20) no Sesc de Arapiraca - Foto: Divulgação

Arapiraca vai sediar nesta quinta-feira (21) o IV Seminário Estadual de Agricultura, marcado para ser realizado no auditório do Sesc Arapiraca, das 08h00 às 18h00.

O seminário vai contar com a presença de pesquisadores e especialistas de uma importante entidade que trabalha com a atividade, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), afirmou o Secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Hibernon Cavalcante.

Segundo Hibernon, o evento tem um foco voltado para os prudutores rurais, mas devido à grande diversidade de culturas produzidas aqui no Agreste,ç deve atrair um público vindo também do município de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, até Maragogi, no Litoral Norte. 

"Aqui nós temos desde o feijão até a batata, a macaxeira, o inhame e as frutas de uma forma geral. Como na região prodominam as pequenas propriededes rurais, nós já temos experiências aqui de anos com a fruticultura.Nós temos aqui na região do Agreste duas das maiores fábricas de doces do estado no Povoado Pé Leve em Limoeiro de Anadia e no Pau D´arco, em Arapiraca. Então, nós produzimos para o consumo "in natura" e também para a indústria", hibernon Cavalcante, que também é engenheiro agrônomo.

O secretário destacou ainda que o agreste tem condições de se tornar um grande celeiro produtor de frutas, assim como já acontece com as hortaliças, enquanto que em outros mercados, as frutas são importadas. Hibernon Cavalcante citou como exemplo, a cultura do abacaxi, que há décadas, começou a ser produzido na região do Sítio Poção, entre os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Coité do Nóia, e hoje em dia abastece vários mercados, inclusive o da capital, Maceió, e de outros municípios litorâneos.

"Nós temos uma preocupação em discutir as culturas que são mais trabalhadas aqui, como o abacaxi, que já chega em Maragogi", afirmou o secretário.

Hibernon Cavalcante disse ainda que o objetivo é discutir as formas de cultivo e também os entraves do setor e dentre as temáticas abordadas, estão as novas tecnologias mais apropriadas para cada cultura, além dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais. Confira abaixo a programação do seminário: