Eleições

XP/Ipespe aponta Lula com 44%; Bolsonaro, 35% e Ciro, 9% em pesquisa para corrida presidencial

Dois mil eleitores foram ouvidos por telefone durante levantamento

Por 7Segundos 25/07/2022 15h03
XP/Ipespe aponta Lula com 44%; Bolsonaro, 35% e Ciro, 9% em pesquisa para corrida presidencial
Os pré-candidatos para a Presidência do Brasil, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Arte/Metrópoles

A pesquisa XP/Ipespe, divulgada na manhã desta segunda-feira (25) pela CNN, coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto. O preixdente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 35% e o ex-ministro Cicro Gomes (PDT), com 9%.

Também pontuaram na pesquisa a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%; André Janones (Avante), com 2%. Pablo Marçal (Pros) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) tiveram 1%. Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) foram citados, mas não chegaram a 1%.

Encomendada pela XP Investimentos e registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08220/2022, a pesquisa ouviu duas mil pessoas, por telefone, entre os dias 20 e 22 de julho. Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 4%. Não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados.

A margem de erro máximo estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa trabalhou também algun cenários de segundo turno. Entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 53%; o presidente alcançaria 36%, e o votos brancos, nulos, indecisos somam 11%.

No cenário entre Lula e Ciro Gomes, o ex-presidente manteria os 53%, mas o ex-ministro teria desempenho pior que o do ex-presidente, com 29%. Os votos brancos, nulos e os indecisos sobem para 19%.

Em um segundo turno entre Ciro Gomes e Bolsonaro, o ex-presidente obteria 46%, enquanto Bolsonaro ficaria com 41%. Os votos brancos, nulos e os indecisos, ficariam com 13%.

Entre Lula e Tebet, o ex-presidente teria 55% e a senadora 23%. Os indecisos, somados aos votos nulos e brancos alcançaria 22%.

Já no cenário entre Bolsonaro e Tebet, o presidente leva a melhor contra a senadora, com 41% contra 39%. Os indecisos e os votos brancos e nulos somariam 21%.