Saúde

Exames descartam varíola dos macacos em seis casos suspeitos no Sertão

Pacientes que tiveram a infecção por monkeypox descartada são de Ouro Branco, Inhapi e Batalha

Por 7Segundos 18/08/2022 12h12 - Atualizado em 18/08/2022 17h05
Exames descartam varíola dos macacos em seis casos suspeitos no Sertão
Varíola dos macacos - Foto: Reprodução

Seis casos suspeitos de varíola dos macacos no Sertão foram descartados, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Os pacientes liberados do protocolo de cuidados pelo vírus monkeypox são do município de Inhapi, com três casos; Batalha, com dois e Ouro Branco com um caso.

Outros três pacientes continuam monitorados com suspeita da doença no Sertão, em Santana do Ipanema. Pariconha e Olho d'Água do Casado. De acordo com o boletim da Sesau, esses pacientes permanecem em isolamento domiciliar e sem evolução negativa do estado de saúde.

Eles estão seno monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas de seus municipios e serão liberados após cumprirem o prazo de 20 dias preconizado. O resultado dos exames deles não têm data para serem divulgados uma vez que apenas a Fundação Oswaldo Cruz é responsável pelo diagnóstico da doença.

A varíola dos macacos é classificada como emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça e dores no corpo; dor nas costas; calafrios; cansaço; feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).

De acordo com a OMS, a doença é transmitida por contato próximo com as lesões de pele, secreções respiratórias ou objetos usados por uma pessoa que está infectada.

O uso de máscaras de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.