Saúde

Shopping de Arapiraca vai funcionar como posto de vacinação contra a poliomielite neste sábado (27)

A parceria do shopping com a Secretaria de Saúde de Arapiraca vai incentivar às famílias a vacinarem suas crianças contra a paralisia infantil

Por 7Segundos 24/08/2022 12h12 - Atualizado em 24/08/2022 13h01
Shopping de Arapiraca vai funcionar como posto de vacinação contra a poliomielite neste sábado (27)
Vacinação contra a Poliomielite - Foto: Assessoria

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como Paralisia Infantil, está em andamento e, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, o Arapiraca Garden Shopping funcionará, neste sábado (27), como ponto de imunização.

O Dia D de Vacinação contra a Poliomielite é uma iniciativa do nacional que acontece em diversas outras cidades brasileiras. Em Arapiraca, além do shopping, também funcionarão como ponto de imunização todas as Unidades Básicas de Saúde, o Ginásio João Paulo II é o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.

A vacina contra a poliomielite está disponível para crianças de 1 ano a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e é aplicada em gotinhas, sem dor.

A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença considerada erradicada no Brasil, mas os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne.

Já houve, em 2022, um caso registrado da doença em Nova York, nos Estados Unidos.

A poliomielite é uma doença viral e a transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta, através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.