Educação

Com plenário lotado, Educação inclusiva é debatida com técnicos e gestores escolares em Arapiraca

Todo o evento foi realizado com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), dando oportunidade às pessoas com deficiência auditiva presentes na ocasião.Todo o evento foi realizado com a presença de intérpretes da Língua Brasileira d

Por 7Segundos com Assessoria 27/08/2022 17h05
Com plenário lotado, Educação inclusiva é debatida com técnicos e gestores escolares em Arapiraca
seminário de Educação Inclusiva, que teve como tema “Inclusão x Equidade: Caminhos para superar barreiras no contexto escolar”. - Foto: Assessoria

Com o auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência lotado, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, debateu, junto aos técnicos e gestores escolares, o seminário de Educação Inclusiva, que teve como tema “Inclusão x Equidade: Caminhos para superar barreiras no contexto escolar”.

Para realizar a abertura do evento, a professora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Janaína Félix, cantou o hino de Arapiraca ao público presente no auditório.

Compondo a mesa e representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária Laura Souza, apontou a importância de se realizar um evento como este, que preconiza não só o atendimento especializado à pessoa com deficiência, mas a futura inserção dessa criança no mercado de trabalho.

“Esse encontro traz reflexões significativas sobre como estamos trabalhando com as nossas crianças, como as nossas escolas estão enfrentando esse desafio. Então, é um dever da Secretaria de Educação buscar esses momentos formativos para que a gente possa atender adequadamente as nossas crianças que são portadoras de deficiência, e não apenas para que elas frequentem a escola, mas que elas possam ter uma trajetória escolar de sucesso e que possam ser inseridas no futuro no mercado de trabalho, para que elas possam se desenvolver integralmente em todas as suas competências e que participem ativamente da vida da sociedade”, destacou a secretária.

O seminário contou com as palestras do psicólogo do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Phillippe Rocha, e da fisioterapeuta Amanda Bertholdo com as temáticas “Inteligência emocional para superação de barreiras na Educação Inclusiva” e “O acesso à saúde como facilitador dos processos inclusivos no âmbito da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”.