Saúde

[Vídeo] A vida é a melhor escolha: psicóloga fala sobre os meios de prevenção ao suicídio

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio

Por 7Segundos 10/09/2022 07h07 - Atualizado em 10/09/2022 07h07
[Vídeo] A vida é a melhor escolha: psicóloga fala sobre os meios de prevenção ao suicídio
Psicóloga comportamental Valdenice Guimarães - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Estamos no Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate e a prevenção ao suicídio, ação desencadeada por uma série de fatores psicológicos e comportamentais que podem ser identificados, seja por alguém do âmbito de convivência ou por um profissional, aumentando a possibilidade de se evitar o cometimento do ato, explicou a psicóloga comportamental e historiadora, Valdenice Guimarães, estudiosa do tema.

Segundo Valdenice, a depressão é uma das doenças de ordem psicológica que podem levar ao suicídio e caso esse comportamento seja muito frequente, o ideal é a que as pessoas em volta ou a própria pessoa que se encontra nessa situação, procure um profissional para tratar a enfermidade.

Em entrevista ao Portal Sete Segundos, a psicóloga disse ainda que o ser humano pode desencadear um comportamento com tendência ao suicídio ainda na infância, quando não lhe é permitido ou permitida, por exemplo, enfrentar as frustrações que a vida impõe seja no ambiente familiar ou escolar. 

Ou seja, saber lhe dar com os “nãos” da vida, com as rejeições que o mundo nos impõe em alguns momentos da nossa existência é fundamental para fazer com que essa pessoa, ao se tornar adulta, possa enfrentar e superar os obstáculos e as dificuldades que a vida nos oferece e nos impõe. Assista a entrevista completa com a psicóloga Valdenice Guimarães logo abaixo: