Cultura

Fundação Casa do Penedo vai celebrar 30 anos com Semana Cultural

Por 7 Segundos 16/09/2022 18h06 - Atualizado em 16/09/2022 19h07
Fundação Casa do Penedo vai celebrar 30 anos com Semana Cultural
Fundação Casa do Penedo celebrará 30 anos de 19 a 25 deste mês em Penedo - Foto: Divulgação

Para celebrar 30 anos de fundação, a Casa do Penedo vai comemorar com uma Semana Cultural que acontecerá de 19 a 25 deste mês, no município de Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas.

Com uma vasta programação artística com literatura, música, teatro e shows, a Fundação Casa do Penedo (FCP) faz parte do patrimônio vivo da cidade ribeirinha e estará de portas abertas, com visitação gratuita, para receber o público em geral, em especial, estudantes da rede municipal de ensino e de escolas particulares do município.

Programação


De 19 a 24 haverá visitação guiada, gratuita, das 9h às 16h para o Museu Casa do Penedo e Biblioteca F. A. Sales.

No dia 22, próxima quinta-feira, terá um Café Literário, às 19 horas, com o tema: “Casa do Penedo: 30 anos de atuação em defesa dos valores culturais do povo penedense” com os diretores da FCP.

Às 19h30 do mesmo dia 22, terá a apresentação da Banda Júlio Catarina – Monte Pio dos Artistas com o maestro Douglas Felipe. Logo depois, às 20h haverá a apresentação do Ballet Cia. Vindaça, de Samara Santos. E a noite será encerrada com a voz e o violão de Alê o Santo.

Já na sexta-feira, dia 23, a partir das 14 horas haverá o Teatro de Bonecos – Dançando para a Vida com a escritora arapiraquense Carla Emanuelle, no auditório do Museu Casa do Penedo com a participação dos alunos da rede pública municipal de Educação.

A escritora Carla Emanuelle lançará seu livro Arapiraca: Minha Cidade, minha riqueza, às 19 horas. As comemorações de sexta-feira se encerrarão com a intervenção cultura Raízes Africanas, no Centro de Cultura Afro de Penedo.

História

A Fundação Casa do Penedo é uma instituição cultural de direito privado, sem finalidade lucrativa, fundada em 1992 na histórica cidade do Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas.

Há três décadas desenvolve ações de proteção da memória pública da cidade do Penedo, atuando sobretudo na defesa do patrimônio histórico e arquitetônico.

Mantém o Complexo Cultural Casa do Penedo composto pelo Museu Casa do Penedo, pela Biblioteca F. A. SALES – Centro de Referência do Rio São Francisco e pelo Ponto de Cultura Resgate de Saberes Populares.