Eleições 2022

Para fortalecer a agropecuária, Rodrigo Cunha anuncia a construção de seis matadouros em várias regiões de AL

Objetivo é diminuir os custos para os marchantes que, muitas vezes, são obrigados a pagar fretes para transportar o animal

Por Assessoria 23/09/2022 16h04
Para fortalecer a agropecuária, Rodrigo Cunha anuncia a construção de seis matadouros em várias regiões de AL
Cunha anunciou compromisso durante entrevista a emissoras de rádio - Foto: Assessoria

Em entrevista a um grupo de rádios alagoanas, o candidato ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha, garantiu a construção de seis matadouros em várias regiões do estado, sendo um deles em União dos Palmares, na Zona da Mata. De acordo com Cunha, a meta é fortalecer a agropecuária no estado, especialmente apoiando os pequenos e médios produtores e criadores, além de garantir condições sanitárias adequadas, acabando com o abate clandestino.

Além disso, Cunha destacou que outro objetivo é diminuir os custos para os marchantes que, muitas vezes, são obrigados a pagar fretes para transportar o animal para ser abatido em municípios próximos. E, acima de tudo, os novos matadouros vão ofertar a garantia de segurança quanto à procedência da carne comercializada no estado, primando pela saúde dos consumidores.

"A falta de matadouros públicos em vários municípios de Alagoas, incluindo União dos Palmares, além de ser um problema de saúde pública, pois estimula a clandestinidade, também reflete em pagamento de fretes. Estou sabendo que têm marchantes que levam até os animais para serem abatidos em Pernambuco. Vamos acabar com isso, garantindo redução de custos e mais segurança e higiene neste processo. Esse compromisso também é prioridade. Vamos criar condições para que nossos marchantes sejam valorizados e que os abates tenham todas as recomendações da Vigilância Sanitária" assegurou Rodrigo Cunha.

O anúncio sobre a construção dos matadouros foi dado nesta manhã (23) à rádio AG FM, de União dos Palmares, em transmissão simultânea com rádios localizadas em Palmeira dos Índios, Maribondo, Campo Alegre, Junqueiro, Penedo, Teotônio Vilela e Coruripe.

Rodrigo Cunha também voltou a afirmar que sua gestão será voltada à valorização do homem e da mulher do campo, através de investimentos em tecnologia e capacitação. Como exemplos disso, ele citou a construção de centros tecnológicos para a agricultura - como o que já existe em Santana do Ipanema, que foi erguido através de recursos oriundos de emendas, de sua autoria, no Senado.

Outras prioridades são a construção de Centros de Abastecimentos de Alimentos (Ceasas) em várias regiões de Alagoas, para que os comerciantes tenham condições de escoar a produção, e a padronização das feiras livres em todos os municípios de Alagoas.

"As feirinhas livres fazem parte da nossa cultura. Vamos organizá-las e padronizá-las", afirmou.