Eleições 2022

Diferença de votação entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha em Arapiraca foi de menos de 1%

Disputa pelo governo de Alagoas vai ser acirrada em Arapiraca

Por 7Segundos 03/10/2022 12h12
Diferença de votação entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha em Arapiraca foi de menos de 1%
Movimento intenso de eleitores na Escola Jayme de Altavilla, em Arapiraca - Foto: Rogério Nascimento/ 7Segundos

Apesar da diferença aproximada de 300 mil votos no primeiro turno, a disputa pelo governo do Estado na segunda maior cidade alagoana deve ser acirrada no segundo turno. Isso porque a diferença entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UB) é de 0,99% em Arapiraca.

O candidato à reeleição obteve 39.634 votos no município, contra 38.582 do arapiraquense Rodrigo Cunha. Para os analistas políticos, a pequena diferença pode ser considerada "empate técnico".

Com 150.627 eleitores - mais que o dobro que o terceiro maior colégio eleitoral de Alagoas, em Rio Largo, que possui pouco mais de 62 mil eleitores - Arapiraca deve estar entre os focos principais das campanhas de ambos candidatos. 

Além de tentar arrebanhar votos dos derrotados, as estratégias dos candidatos deve passar pela tentativa de levar para seu lado os eleitores que votaram nulo ou em branco, que somam quase 16 mil votos. E, no segundo turno, cada voto conta.

Na Capital do Agreste, a votação para o candidato Fernando Collor (PTB), que ficou na terceira colocação, foi levemente maior que a percentagem estadual. O senador obteve 14,71% dos votos válidos em Alagoas e 18,53% em Arapiraca, o que corresponde a 19.610 votos, praticamente metade da votação obtida por Rodrigo Cunha, que está na disputa.

Já o candidato Rui Palmeira (PSD) teve em Arapiraca votação percentual menor que a de Alagoas. 6.692 ou 6,32% dos arapiraquenses apertaram o número dele nas urnas. Na votação total, ele obteve 10,38% dos votos válidos.

Já os demais candidatos não chegaram a obter 1% de votos nas urnas do município. Confira o quadro com a votação de todos os canditados a governador em Arapiraca: