Sertão

Moradora de Ouro Branco, no Sertão de AL, denuncia a falta de insulina em Unidade de Saúde do município

Secretário de Saúde de Ouro Branco afirmou que o fornecimento do medicamento ao município é de responsabilidade da Sesau-AL

Por 7Segundos 06/10/2022 14h02 - Atualizado em 07/10/2022 15h03
Moradora de Ouro Branco, no Sertão de AL, denuncia a falta de insulina em Unidade de Saúde do município
Samara mostra o medicamento que precisa tomar e segundo ela, está faltando na rede municipal de saúde de Ouro Branco, Sertão de AL - Foto: Cortesia

Samara Alves Pereira tem 39 anos e é diabética. Ela mora na cidade de Ouro Branco, Sertão de Alagoas. Samara entrou em contato com a redação do Portal7Segundos para denunciar que há cerca de dois meses ela não está conseguindo receber a insulina que é distribuída de graça pelo município para pacientes diabéticos de baixa renda que precisam do medicamento.

Ela relatou que já cansou de ir até à Unidade Básica de Saúde de Ouro Branco, que está funcionando provisoriamente em uma maternidade, segundo ela, saber se eles dispõem da insulina para entregar e a reposta é sempre negativa. Samara afirma que já chegou até a ser tratada de maneira ríspida pela direção da Unidade de Saúde por causa da sua insistência em saber sobre o medicamento.

“É meu direito como moradora e cidadã, eu vou lá saber se tem a insulina porque preciso tomar, sou diabética tipo 2 e necessito desse medicamento porque não tenho condições de comprar”, afirma.

Samara contou que descobriu que era diabética por volta de 2018, quando começou a passar mal várias vezes seguidas. Um certo dia, uma amiga lhe orientou a fazer um teste de glicemia e quando realizou o teste, a glicose no sangue estava em mais de 300 mg/dL, quando o normal seria inferior a 99 mg/dL, quando o paciente estiver em jejum.

Samara disse que precisa tomar a insulina três vezes por dia. Ela contou que ela toma a insulina do tipo “regular humana”, mas que a unidade de saúde onde ela pega o medicamento só teria outro tipo de insulina em seu estoque, de acordo com o que contaram a ela, segundo Samara, situação que vem se repetindo há cerca de dois meses, afirma.

Frascos vazios da insulina que Samara necessita tomar.Foto: cortesia 

Samara contou que recentemente, alguns amigos e vizinhos se solidariam com o drama dela e fizeram uma “vaquinha” para comprar a insulina que ela precisa tomar em uma farmácia de um outra cidade próxima. Segundo ela, o custo do medicamento é de R$70,00.

“Como não estou recebendo a insulina aqui pelo município, eu estou tomando a que as pessoas compraram para mim uma vez por dia, de três em dias, fico revezando para economizar o medicamento, mas eu tenho que tomar ela 3 vezes por dia, seria o ideal para mim, de acordo com o que o médico receitou”, disse a dona de casa.

Samara contou ainda que já sofreu dois um AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e também toma medicamentos controlados para epilepsia. Ela disse que está com o estado emocional muito abalado por causa dessa situação e que existem pessoas que também precisam do medicamento na cidade e estão sofrendo com isso, mas não têm coragem de denunciar por medo de possíveis represálias já que a cidade é pequena e as rivalidades políticas ainda são muito afloradas no município, contou a dona de casa que vive da renda do Programa Auxílio Brasil e cuida em casa de dois filhos, sendo um deles, especial.

Secretaria de Saúde de Ouro Branco 

A reportagem do Portal7Segundos entrou em contato com o secretário de Saúde de Ouro Branco, Gilmar Nobre, para pedir esclarecimentos sobre o assunto. Ele confirmou a falta da insulina regular humana, mas explicou que a responsabilidade pelo fornecimento do medicamento ao município é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e que há cerca de 60 dias nem a insulina e nem as fraldas geriátricas que o município também deveria receber da Sesau estão chegando ao município.

"A falta destes itens acaba sufocando as finanças do município porque fazem parte da contrapartida que seria de responsabilidade do Governo do Estado", disse o secretário Gilmar Nobre. 

Mesmo assim, o o secretário afirmou que, apesar de não ser responsabilidade da gestão municipal a compra da insulina que está em falta, o município já providenciou a aquisição do medicamento em Recife-PE, por conta própria, e segundo o secretário, a insulina deverá chegar ao município de Ouro Branco ainda tarde desta quinta-feira (06) para ser distribuída em breve às pessoas que precisam do medicamento. 

Chegada do medicamento

No início da noite desta quinta-feira (06), o secretário de Saúde de Ouro Branco, Gilmar Nobre, informou ao Portal7Segundos que a insulina foi comprada e distribuída à população assistida com o medicamento ainda durante a tarde. Gilmar Mendes também enviou à redação do 7Segundos imagens comprovando a entrega do medicamento.  

Entrega das insulinas a uma idosa. Imagem: extraída de um vídeo