Eleições 2022

Arthur Lira diz que acredita na reeleição de Bolsonaro e que disputa entre os candidatos se concentrará no Nordeste

A entrevista foi realizada nesta quarta-feira (12) ao portal UOL

Por 7 Segundos 12/10/2022 11h11 - Atualizado em 12/10/2022 12h12
Arthur Lira diz que acredita na reeleição de Bolsonaro e que disputa entre os candidatos se concentrará no Nordeste
Arthur Lira em entrevista ao UOL - Foto: Reprodução/vídeo

O presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP),durante  entrevista à imprensa com jornalistas do portal UOL, na manhã desta quarta-feira (12)  afirmou  que acredita na reeleição de Jair Bolsonaro na disputa à Presidência da República. No primeiro turno das eleições, realizado no último dia (02), o candidato Luiz Inácio Lula da Silva saiu na frente de Jair Bolsonaro com 6 milhões de votos. Os candidatos agora disputam o segundo turno no próximo dia (30). 

"Eu acredito na reeleição do presidente. Eu falei de São Paulo das pesquisas com o Tarcísio com 8, 9 pontos atrás o Tarcísio terminou com 9 pontos na frente. As pesquisas mostram o crescimento do presidente no Sudeste onde tem o apoio muito enfático do governador Zema, governador Cláudio e Governador Garcia do candidato Tarcísio" O sul do país todo propício para isso, o Centro Oeste da mesma forma, o Norte na sua maioria." disse.

Para Lira, a disputa vai se dar no Nordeste "com a quantidade de votos que permanece ou não daquela diferença".

"Quando a gente fala em 6 milhões de voto a gente fala em 4%. Os números hoje são bem menores do que esse, nas pesquisas, e eu não vou comenta-las porque eu já tô né... Então a gente tem que se basear no trabalho, na tendência e no sentimento, no sentimento hoje é de uma eleição dura mas de uma eleição de virada da eleição presidencial".

Questionado pelas jornalistas sobre as pesquisas que são instrumentos fundamentais na discussão das eleições Arthur comenta:

 "Eu não dei números. Eu não tô condenando, criminalizando nem demonizando as pesquisas. A gente só precisa que elas não maltrate os cidadãos e os eleitores.Quando não erram tanto. Acabei de citar aqui as pesquisas davam o Tarcísio 10 pontos atrás, 8 pontos atrás e o cara terminou 8 pontos na frente. São 20 pontos de diferença não é pouca coisa. É isso que eu tô falando. Vamo deixar claro, vamo terminar em alto nível. A gente precisa ter tranquilidade no que defende eu defendo sempre posições muito claras. Defendo sempre o legislativo a Câmara dos Deputados, defendo o que é feito elaborado e votado". 

Questionado sobre a reeleição à Câmara ele diz:
"Eu não vim pra Brasília para ser presidente da Câmara, eu vim para trabalhar para o meu Estado fazer o meu papel.A permanência para mim será uma rosa não concorrer também não trará nenhum problema. eu acho que eu cumpri meu papel representando o meu país, o parlamento e o meu estado com muita tranquilidade".