Comunidade

Prefeitura de Arapiraca leva crianças para pensar projetos de revitalização das praças

Oficina de escuta reuniu dezenas de crianças nesta quarta-feira (19); projeto continuará em outras comunidades

Por 7Segundos 20/10/2022 12h12
Prefeitura de Arapiraca leva crianças para pensar projetos de revitalização das praças
Crianças aprendem a pensar projetos de praças em Arapiraca - Foto: Fábio Ferreira / Ascom Arapiraca

Dezenas de crianças se reuniram na Praça Largo João José da Silva, da comunidade Olho D’água dos Cazuzinhas, nesta quarta-feira (19), para participar de uma tarde em que puderam opinar e refletir sobre o que não pode faltar no espaço que em breve será revitalizado pela Prefeitura de Arapiraca.

A ação mediada por servidores municipais faz parte do projeto “Minha Praça Melhor”, implantado pelo programa Viver Melhor em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

O momento de escuta com os pequenos partiu da seguinte pergunta: “O que você sonha para sua Praça?”. O questionamento estampado num mural lúdico com a planta do espaço de lazer e convívio social instigou a imaginação deles que, divididos em grupos, foram estimulados a refletir sobre quais equipamentos de lazer deveriam fazer parte da futura praça e em quais pontos eles poderiam estar localizados.

Parquinho, amarelinha, árvores, quadra, balanços e muitas outras opções recreativas foram mencionadas pelos pequenos moradores da comunidade e região. A sorridente Laura, de 10 anos, faz aniversário no dia 30 de outubro, mesma data em que Arapiraca comemora mais um ano de emancipação política, e ganhou como um presente adiantado a oportunidade de decidir o que quer na praça em que passa tanto tempo com as amigas.












“A gente vem andar de bicicleta, patins, conversar, tomar uma fresca. Os meninos ali se deixar dormem aqui”, diz ela, apontando para um grupo de colegas que pediam um espaço para jogar futebol.

Segundo a secretária municipal de desenvolvimento urbano e meio ambiente, Maria Caroline, servidores da pasta vão continuar as ações em outras comunidades assistidas pelo Viver Melhor, com o intuito de revitalizar os espaços de convívio urbano a partir das necessidades da população.

A coordenadora-executiva do Viver Melhor, Ana Valéria Peixoto, explica que um dos principais destaques do programa é o levantamento das demandas de cada comunidade, e por isso a escuta é fundamental para que o programa discuta e planeje as ações na cidade.

O projeto “Minha Praça Melhor” vai acontecer também no Conjunto Frei Damião, Manoel Teles, Mangabeiras e Caborj